Várzea Grande assume liderança em inovação tecnológica no Centro-Oeste
Após mais de dez anos de planejamento, obras e desafios burocráticos, Mato Grosso ganha um novo polo de inovação tecnológica com a inauguração do centro de inovação do parque tecnológico em Várzea Grande. O empreendimento, que contou com investimento de cerca de R$ 25 milhões, foi oficialmente entregue em evento que reuniu autoridades estaduais, municipais, pesquisadores e representantes do setor produtivo. Para a prefeita Flávia Moretti, o complexo representa uma virada econômica e consolida uma nova vocação para a cidade.
“Várzea Grande agora é uma cidade de inovação e tecnologia. Uma cidade onde daqui vai sair tecnologia para Mato Grosso, para o Brasil e para o mundo”, afirmou Moretti durante a cerimônia, ressaltando o significado da entrega da obra para o município e a região.
Infraestrutura moderna para pesquisa e desenvolvimento de startups
O Centro de Inovação ocupa uma área de 3.920,31 metros quadrados distribuídos em três pavimentos, com ambientes inteligentes, laboratórios especializados, salas dedicadas à pesquisa aplicada, espaços de coworking e equipamentos de alta performance. Essa estrutura foi pensada para fomentar o desenvolvimento de startups, projetos científicos e soluções tecnológicas voltadas ao setor produtivo, criando um ecossistema que une ciência e mercado.
Flávia Moretti destacou que a implantação do Parque Tecnológico é uma conquista que vem de anos, iniciada ainda quando presidia a subseção da OAB em Várzea Grande. “Lutei por esse parque desde quando era presidente da OAB de Várzea Grande. Se pesquisarem, vão encontrar registros de várias reuniões buscando a implantação desse projeto e brigando para que ele saísse do papel”, lembrou.
Leia também: Várzea Grande Inova: Novo Parque Tecnológico Transforma a Cidade em Polo de Tecnologia
Leia também: Várzea Grande Avança na Inovação com a Criação do Parque Tecnológico
Retomada das obras e investimentos municipais
Ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2025, a prefeita encontrou o empreendimento paralisado, com o processo licitatório em andamento, mas sem ordem de serviço para continuidade das obras. Uma das primeiras medidas da gestão foi justamente destravar essa situação, assinando a ordem de serviço para retomar os trabalhos.
Além disso, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 3,9 milhões na infraestrutura urbana ao redor do Parque Tecnológico, como contrapartida para viabilizar a conclusão do empreendimento. “Foi uma das primeiras ordens de serviço assinadas pela nossa gestão justamente para destravar uma obra que estava paralisada tanto por parte do município quanto do Estado”, explicou Moretti.
Expectativas para desenvolvimento econômico e científico
Com a entrega do Centro de Inovação, o Governo de Mato Grosso disponibiliza um dos maiores polos de inovação tecnológica do Estado. A expectativa é que o espaço fomente pesquisas científicas, o desenvolvimento de startups, a capacitação profissional e parcerias entre universidades e empresas.
Leia também: Parque Tecnológico de MT Planeja Implantação de Supercomputadores para Inovação
Leia também: Instabilidade política em Várzea Grande gera crise institucional
Essa iniciativa tem potencial para fortalecer a economia regional e posicionar Várzea Grande como um polo de inovação no Centro-Oeste brasileiro, atraindo investimentos e gerando empregos qualificados. “Esse parque representa crescimento econômico para Várzea Grande, para Mato Grosso e para toda a região Centro-Oeste. Será um marco de desenvolvimento, inovação e tecnologia para nossa cidade”, destacou a prefeita.
Desafios no orçamento municipal
Durante a entrevista, Flávia Moretti também abordou a necessidade de maior celeridade da Câmara Municipal na aprovação de projetos de crédito suplementar. Segundo ela, mais de R$ 22 milhões destinados à área da saúde estão parados aguardando votação legislativa, o que impede a utilização dos recursos para beneficiar a população.
“Eu não posso utilizar recursos provenientes de emendas parlamentares sem a autorização orçamentária. Hoje temos mais de R$ 22 milhões destinados à saúde aguardando votação na Câmara, e novos recursos ainda vão chegar. Precisamos dessa aprovação para colocar esse dinheiro à disposição da população”, afirmou.
