Nova Era de Inovação em Várzea Grande
Várzea Grande se prepara para um importante passo rumo à inovação com a chegada do parque tecnológico Mato Grosso. A Prefeitura está trabalhando para transformar esse espaço em um polo estratégico para empresas de tecnologia, inovação e pesquisa. Para isso, foi enviado à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê incentivos especiais para negócios que desejam se instalar no complexo. A inauguração oficial do parque será realizada pelo Governo do Estado na próxima quinta-feira (25), às 14h30, no bairro Chapéu do Sol.
Incentivos e Infraestrutura para Fortalecer o Ecossistema
Elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, a proposta busca criar um ambiente competitivo e atrativo para empresas de base tecnológica. O objetivo é que o Parque Tecnológico não seja apenas uma estrutura física, mas sim um espaço dinâmico ocupado por startups, centros de pesquisa e empresas inovadoras. Segundo a secretária Fayane Nagazawa, a legislação de incentivos é fundamental para atrair investimentos e gerar novas oportunidades para a população local.
Além da legislação, a Prefeitura realizou melhorias na infraestrutura ao redor do parque para facilitar o acesso e preparar a região para novos investimentos. O espaço contará com o Centro de Inovação, que servirá para o desenvolvimento de negócios tecnológicos, incubação e aceleração de startups, capacitação profissional e integração entre universidades, setor produtivo e poder público.
Leia também: Várzea Grande completa 159 anos e busca fortalecer a economia local
Leia também: Instabilidade política em Várzea Grande gera crise institucional
Transformação Econômica e Perspectivas Futuras
Tradicionalmente ligada aos setores industrial, comercial e logístico, Várzea Grande agora aposta na economia da inovação para diversificar seu perfil econômico. A localização estratégica, a mão de obra qualificada e a proximidade com a capital são pontos fortes que a cidade aproveita para ampliar sua oferta de empregos qualificados e atrair empresas de tecnologia.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador Otaviano Pivetta, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancim, do presidente da Fapemat, Marcos de Sá, do diretor do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Bastos, e da prefeita Flávia Moretti. O parque foi idealizado para ser um ambiente colaborativo entre empresas, instituições de ensino, pesquisadores e investidores, promovendo a inovação e o crescimento econômico local.
Fayane Nagazawa destaca que a expectativa é que o empreendimento contribua significativamente para a diversificação econômica, atração de investimentos e geração de empregos qualificados nos próximos anos, consolidando Várzea Grande como um polo tecnológico no estado.
