Educação com Temas Relevantes para o Futuro
A Secretaria de Educação de Campinas está implementando um plano inovador para o ano letivo de 2026, que incluirá ações pioneiras voltadas para a promoção da equidade. Essa iniciativa abrangerá três eixos fundamentais: o combate à violência contra as mulheres, a conscientização sobre emergências climáticas e a educação antirracista. O objetivo é preparar os alunos para enfrentar e compreender questões sociais que estão cada vez mais presentes no cotidiano e no noticiário.
“Precisamos cada vez mais estabelecer uma conexão mais próxima com o momento da sociedade. Isso implica em buscar formas de ensinar as crianças de maneira criativa, em um ambiente seguro, sobre temas urgentes”, destacou Patrícia Adolf Lutz, secretária de Educação de Campinas. A proposta atinge a educação infantil, o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos (EJA), com foco em temas que dialogam com as Diretrizes Curriculares de Campinas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abordagens Dinâmicas e Participativas
O plano de ações incluirá uma série de atividades e culminâncias escolares, momentos especiais que marcam o auge do aprendizado. A secretária também mencionou que serão feitas parcerias com outras secretarias municipais para desenvolver as inovações propostas. As programações estão em fase de discussão e serão divulgadas em breve, com o intuito de incentivar a participação de pais e responsáveis nas atividades escolares.
No âmbito do combate à violência contra as mulheres, a secretaria adaptará a abordagem para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, que compreende crianças de 0 a 10 anos. A proposta visa valorizar o papel da mulher na sociedade e contará com a colaboração da Secretaria de Políticas para as Mulheres para o desenvolvimento das ações educativas. “Trabalharemos conteúdos sensíveis que sejam adequados às idades dos alunos. A educação é fundamental para começarmos a mudar os indicadores de violência, especialmente no futuro”, ressaltou Patrícia.
No último mês de dezembro, a secretária participou de um ato de conscientização contra a violência à mulher, promovido pelo prefeito Dário Saadi e outros secretários. A atividade, realizada no Salão Vermelho da Prefeitura, integrou o movimento Dia do Laço Branco e incluiu uma palestra sobre a importância da conscientização masculina no combate à violência contra as mulheres.
Fortalecimento da Educação Antirracista e Conscientização Climática
A secretária também enfatizou a importância de reforçar a educação antirracista nas escolas. “Os meninos, em especial, devem ser educados sobre o respeito e a valorização da diversidade, além de não violar direitos”, comentou Patrícia. Um dos objetivos é incluir alunos do ensino fundamental 1 e da educação infantil no projeto Rotas Afro, que no ano passado reuniu 9 mil estudantes do ensino fundamental 2 e da EJA em roteiros pedagógicos pela cidade, destacando a história da população afro-campineira.
Quanto às emergências climáticas, o plano visa promover mudanças de hábitos entre crianças e adolescentes, focando na conscientização sobre cuidados com o meio ambiente. “Esse trabalho será uma conscientização que parte do princípio do exemplo. Os alunos levarão para casa os ensinamentos e, assim, sabemos que as famílias poderão reforçar comportamentos alinhados ao que ensinamos nas escolas”, observou Patrícia.
Datas Importantes para o Início do Ano Letivo
A abertura do ano letivo de 2026 está prevista para o dia 6 de fevereiro, nas 182 escolas sob a gestão exclusiva da Prefeitura, com a entrega de uniformes e kits escolares para os alunos da rede municipal.
Para as 84 escolas que gerenciam parcerias com organizações da sociedade civil ou são mantidas por instituições colaboradoras, as aulas terão início entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro, respeitando a obrigatoriedade de 200 dias letivos estabelecida pela LDB.
Canal de Comunicação com a Comunidade Escolar
Além das inovações pedagógicas, a Secretaria de Educação lançou a plataforma “Fale Conosco SME” para facilitar a comunicação com a comunidade escolar. O serviço, acessível via WhatsApp pelo número (19) 2515-7100, oferece orientações sobre educação infantil, ensino fundamental, EJA, pré-cadastro, suporte técnico, cursos e certificações, entre outros assuntos relacionados à rede municipal de ensino.
