Início do Processo de Matrícula
A partir desta segunda-feira (5), a rede municipal de educação de Cuiabá inicia as matrículas para novos alunos nos níveis de pré-escola, educação infantil e ensino fundamental. O prazo para efetuar a matrícula se estende até sexta-feira (9) e é voltado para crianças de 4 a 14 anos.
Os pais ou responsáveis devem realizar a pré-solicitação de matrícula de maneira online, acessando o portal https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/. No total, a prefeitura disponibiliza 8.217 vagas, sendo 4.227 direcionadas ao ensino fundamental e 3.940 para a educação infantil.
Procedimentos para Confirmação da Matrícula
Após realizar a pré-solicitação, a efetivação da matrícula ocorrerá somente com a entrega presencial da documentação necessária na instituição de ensino, entre os dias 5 e 13 de janeiro de 2026. A falta de comparecimento nesse período será considerada como desistência da vaga.
A Secretaria Municipal de Educação enfatiza que este procedimento é exclusivo para novos alunos. Aqueles que já estão matriculados e desejam continuar na rede tiveram suas matrículas renovadas automaticamente em outubro.
Matrículas Presenciais e Acompanhamento das Frequências
As escolas poderão realizar matrículas presenciais para preencher vagas remanescentes a partir de 19 de janeiro de 2026, seguindo a ordem de chegada e a documentação apresentada. Além disso, entre 2 e 13 de fevereiro de 2026, as instituições deverão monitorar a frequência dos estudantes no início do ano letivo. Alunos que não comparecerem às aulas poderão ter suas matrículas canceladas, após tentativas de contato com os responsáveis, para redistribuição das vagas.
Matrículas nas Escolas do Campo
As Escolas Municipais de Ensino Básico do Campo (EMEBCs) realizarão o processo de matrícula exclusivamente de forma presencial, diretamente nas unidades escolares.
Documentação Necessária
Para efetivar a matrícula, é imprescindível apresentar a seguinte documentação:
- Certidão de Nascimento, Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio (para crianças estrangeiras, a Carteira Nacional de Registro Migratório – CNRM pode ser apresentada na falta dos documentos acima);
- CPF da criança;
- RG e CPF do responsável legal;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Cartão de Vacina em dia;
- Laudo médico, se aplicável, para estudantes com deficiência (PCD);
- Atestado de transferência ou histórico escolar;
- Contatos telefônicos válidos e atualizados para comunicação.
A Secretaria alerta que os responsáveis devem ficar atentos aos prazos estabelecidos para garantir a vaga e destaca a importância de preencher todas as informações corretamente no momento da pré-solicitação.
