Iniciativas para o Alinhamento Estratégico no TCE-MT
No dia 10 de outubro, o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Alisson Alencar, participou de uma significativa reunião promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Durante o encontro, Alencar enfatizou a relevância do alinhamento estratégico e da transformação digital dentro do Sistema dos Tribunais de Contas.
A reunião teve como meta principal a promoção de um entendimento conjunto sobre a atuação das comissões permanentes dedicadas à transformação digital e à disrupção, que são presididas por Alisson no TCE-MT, assim como as comissões de Educação e Cultura, liderada pelo conselheiro Antonio Joaquim, e de Saúde, Previdência e Assistência Social, sob a liderança de Guilherme Antonio Maluf. Juntos, eles discutiram os projetos estratégicos que estão sendo desenvolvidos pela Atricon.
Entre os principais tópicos abordados, destacaram-se o fortalecimento institucional do Sistema de Tribunais de Contas, a recente reestruturação dos órgãos da Atricon, o MMDI-TC (Marco de Medição de Desempenho e Impacto dos Tribunais de Contas) e o portfólio de programas, projetos e ações da entidade. Além disso, foram debatidos os comitês técnicos do Instituto Rui Barbosa (IRB) e uma pesquisa sobre a avaliação da imagem dos Tribunais de Contas.
As diretrizes de trabalho voltadas para a contribuição efetiva dos Tribunais de Contas para mudanças significativas na vida dos cidadãos também foram ressaltadas. Entre os pontos abordados, estiveram a promoção da responsabilização, o fortalecimento da democracia, a melhoria dos serviços públicos e o incentivo ao desenvolvimento sustentável.
Desafios da Tecnologia na Administração Pública
Alisson Alencar, em sua fala, sublinhou a importância dos projetos de transformação digital que coordena e expressou preocupações sobre os desafios que a tecnologia traz para a administração pública. “Precisamos buscar dar um norte para os Tribunais de Contas. O tema da Inteligência Artificial tem avançado de forma acelerada, muitas vezes com investimentos realizados sem um plano concreto de onde se quer chegar. Se isso ocorre nos Tribunais de Contas, imagine nas prefeituras. A intenção é elaborar um plano de longo prazo, definindo os objetivos com o uso da tecnologia e da transformação digital. A partir disso, devemos induzir os tribunais a seguirem um caminho único e uniforme, assim como a administração pública brasileira”, afirmou Alencar.
O conselheiro Guilherme Maluf também trouxe à tona suas preocupações relacionadas à área de tecnologia da informação. “Compreendemos que há várias questões a serem enfrentadas neste campo, especialmente em licitações. É complicado quantificar isso, mas a estrutura básica ainda se encontra desorganizada, e precisamos encarar esse desafio”, observou Maluf.
Por sua vez, o conselheiro Antonio Joaquim elogiou o comprometimento de Alisson Alencar com o fortalecimento institucional do Sistema dos Tribunais de Contas. “Quero parabenizar o conselheiro Alisson, que se propôs a contribuir em nível nacional. Isso demonstra um compromisso sério com o sistema e uma responsabilidade institucional”, destacou Joaquim. O encontro não apenas reforçou a importância do alinhamento estratégico e da transformação digital, mas também evidenciou a necessidade urgente de um planejamento eficaz na administração pública para garantir um futuro mais transparente e eficiente.
