Hospital Central de Alta Complexidade é Apreciado por Secretários de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) organizou na última sexta-feira (6) uma visita dos secretários municipais de saúde ao Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá. A atividade foi parte da 1ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne esses gestores mensalmente. Alguns diretores dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) também se uniram à comitiva.
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, destacou a importância do novo hospital, ressaltando que se trata de uma das melhores e mais modernas unidades de saúde pública do Brasil. “Por termos em Cuiabá a maioria dos secretários municipais de saúde, aproveitamos para levá-los ao Hospital Central, para que pudessem ver o tamanho da dedicação que o Governo de Mato Grosso empenhou para conceber essa estrutura”, afirmou Figueiredo.
Marco Felipe, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), também compartilhou suas impressões sobre o hospital. Ele enfatizou que os secretários ficaram impressionados com a grandiosidade da obra e com o valor investido pelo Governo. “O que nós estamos vendo aqui é algo extraordinário, é coisa realmente de primeiro mundo e, para quem já viajou bastante, dá a impressão de que não estamos no Brasil. Eu vejo que é uma obra de uma magnitude imensa e pensando no que isso aqui vai proporcionar à população do Estado de Mato Grosso”, destacou.
Sandra Guimarães, servidora pública de carreira e diretora do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, expressou sua emoção ao conhecer a nova instalação. “Estou até emocionada com tudo que eu vi aqui, porque as pessoas têm aquela concepção de que pelo SUS [Sistema Único de Saúde] tudo precisa ser feito de qualquer jeito, mas, muito pelo contrário. Aqui está a prova de que quando o gestor quer fazer, há uma gestão de qualidade, mostrando para a população que é possível”, avaliou a diretora.
Além disso, Marcelo Costa, secretário municipal de saúde de Alta Floresta, comentou sobre a satisfação ao ver um hospital desse porte em Mato Grosso. “Hoje, quando a gente entra num hospital desse, sabendo que é totalmente SUS, é muito surpreendente. Mato Grosso tem um hospital com essa plenitude, com essa estrutura, essa arquitetura toda, e esse atendimento que vai ter para o povo de Mato Grosso”, afirmou Costa.
A secretária de saúde de Nova Canaã do Norte, Gislaine Silva, também considerou a estrutura do hospital excepcional. “Aqui a gente já se depara com uma grandeza. E cada andar revela algo mais maravilhoso. É muito emocionante poder compartilhar dessa estrutura com todos, porque Mato Grosso nunca viu algo assim, nem na área particular”, concluiu.
