Capacitação busca preservar a cultura e o patrimônio de Mato Grosso
No último dia 6 de fevereiro, o Cine Teatro Cuiabá foi palco da aula inaugural do curso de Educação Patrimonial intitulado “Conhecer para Preservar”. A cerimônia marcou o início da formação, que será oferecida gratuitamente de forma híbrida, atendendo a 290 alunos selecionados. O programa conta com uma carga horária de 180 horas e oferece certificação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Esta iniciativa é uma das ações resultantes do edital “Ações Formativas em Patrimônio Histórico e Museológico”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O curso, que inicialmente previa 40 vagas na modalidade presencial, teve sua oferta ampliada na Educação à Distância (EaD), passando de 120 para 250 vagas para atender todos os alunos aprovados.
Dividido em seis módulos, o curso mistura aulas teóricas e práticas, tanto presenciais quanto online. As atividades presenciais incluem visitas técnicas a espaços culturais em Cuiabá e região metropolitana, além de uma saída de campo para o mapeamento e reconhecimento de patrimônios culturais locais.
Os temas abordados são variados e abrangem desde educação patrimonial e museologia até turismo, sustentabilidade, meio ambiente, memória social, políticas públicas de cultura, diversidade cultural e patrimônio histórico. Essa diversidade de tópicos visa formar multiplicadores de conhecimento em várias regiões do estado.
Outro aspecto relevante da proposta é a disponibilização de bolsas de ajuda de custo para participantes que residem no interior de Mato Grosso. O objetivo dessas bolsas é custear despesas com deslocamento, alimentação e permanência durante os encontros presenciais em Cuiabá, assim incentivando a participação de alunos de diversas localidades.
A aula inaugural foi transmitida online e contou com a participação de diversos especialistas na área, como o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MT), Ana Joaquina da Cruz Oliveira; e a diretora da Organização da Sociedade Civil Ação Cultural, Viviene Lozi. Também estiveram presentes na abertura o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura, e os professores Renato Fonseca e Sandra Neves, representantes da Unemat.
O curso de Educação Patrimonial “Conhecer para Preservar” seguirá até o dia 10 de abril, com a realização pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Ação Cultural, que foi escolhida mediante edital. A Unemat, o Iphan-MT e o Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso são parceiros importantes nesta iniciativa, que busca não apenas educar, mas também valorizar e preservar o rico patrimônio cultural do estado.
