Capacitação de Brigadistas no Fórum de Cuiabá
Na semana atual, aproximadamente 35 servidores do Fórum da Comarca de Cuiabá estão participando de um curso de formação de brigadista, com o intuito de aumentar a segurança para os mais de 1.200 magistrados, servidores e colaboradores que trabalham na instituição, além dos mais de oito mil visitantes que frequentam o local mensalmente.
Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Diretoria do Foro e a Divisão de Prevenção e Combate a Incêndio, que faz parte da Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O curso acontece periodicamente nas unidades do Poder Judiciário, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.149/2023, que aborda a Segurança Contra Incêndio e Pânico, e a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros nº 34/2020, que regulamenta a formação de brigadas de incêndio em órgãos públicos.
A coordenadora militar do TJMT, coronel Jane de Souza Melo, explica que “o objetivo principal é oferecer segurança por meio de uma equipe capacitada, com conhecimentos técnicos aprimorados, que possa proteger os demais servidores e as instalações em situações de emergência, seja em casos de princípio de incêndio ou durante atendimentos pré-hospitalares, até que a assistência do Corpo de Bombeiros chegue”.
O curso, com uma carga horária de 24 horas, combina teoria e prática, abordando temas como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e identificação de saídas e hidrantes nas instalações. Segundo a tenente-coronel BM Aline Novacki, chefe da Divisão de Prevenção e Combate a Incêndio do TJMT, “os alunos sairão prontos para lidar com emergências e princípios de incêndio. Eles aprenderão a identificar e agir em situações de ferimentos, fraturas e até mesmo paradas cardiorrespiratórias. Na parte de incêndio, os participantes entenderão como identificar tipos de extintores, sinalizações de emergência e rotas de evacuação”.
A tenente-coronel Novacki ainda destaca a importância de capacitar o pessoal, ressaltando que a Divisão também se responsabiliza por equipar os prédios do Poder Judiciário com os dispositivos preventivos adequados. “Hoje, 100% das comarcas do estado já receberam visitas técnicas da nossa equipe, assegurando que as instruções mínimas sejam seguidas e que equipamentos como extintores e sinalizações de emergência estejam disponíveis. Estamos há anos promovendo essa conscientização, pois prevenir é sempre melhor do que remediar”.
A juíza diretora do Fórum da Comarca de Cuiabá, Hannae Yamamura, informou que outras duas turmas de brigadistas estão programadas para este ano, com a meta de formar 90 brigadistas. “Essa é uma preocupação da administração do presidente José Zuquim Nogueira. Queremos ter 90 brigadistas preparados e treinados para quaisquer emergências. Se Deus quiser, não ocorrerão incidentes, mas, caso aconteçam, estaremos prontos”, afirmou.
Hannae também destacou o impacto social da formação, que ultrapassa os limites do fórum. “O curso de brigadista oferece um aprendizado que pode ser aplicado em diversos contextos da sociedade, como na igreja, em casa ou na faculdade. Assim, é uma ação social do Fórum de Cuiabá, capacitando as pessoas para o cotidiano”.
Laura de Andrade Ribeiro Martine, gestora da Primeira Turma Recursal, decidiu se inscrever no curso após ouvir relatos positivos de colegas que participaram de edições anteriores. “Quando se vive em comunidade, é essencial ter esse cuidado. Embora não queiramos passar por situações de emergência, sabemos que elas podem acontecer. Para cuidar das pessoas ao nosso redor e de nossas famílias, é fundamental conhecer essas medidas para poder auxiliar quem precisa”, concluiu.
