Compromisso com a Educação Municipal
O secretário de Educação de Cuiabá, Amauri Monge, manifestou sua decisão de não assumir a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mesmo com o advento de um possível governo do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos). Em declarações recentes, Amauri foi claro sobre seu compromisso atual: “Meu compromisso é com o prefeito Abilio Brunini e com a educação do município”, afirmou, destacando sua intenção de contribuir para o desenvolvimento educacional da capital.
A especulação sobre a possível ascensão de Pivetta ao governo ganhou força após o governador Mauro Mendes (União) sinalizar sua intenção de concorrer a uma vaga no Senado nas eleições de 2026. Além disso, rumores sobre a saída do atual secretário da Seduc, Alan Porto, que pode concorrer a deputado estadual, também alimentaram as discussões sobre possíveis mudanças na equipe governamental.
Antes de sua atual posição, Amauri ocupava o cargo de secretário-adjunto na Seduc, e sua nomeação para a Secretaria Municipal de Educação foi uma indicação direta de Pivetta ao prefeito Abilio. “Não, não, nada disso. Meu compromisso é com o prefeito Abilio, com a educação do município”, reafirmou Amauri, que já foi um dos elos importantes em sua trajetória no sistema educacional do estado.
O secretário enfatizou a importância de consolidar o modelo educacional que foi implementado nos últimos anos no estado. “Replicar aqui o modelo de sucesso que nós fizemos no estado é um desafio que estamos prontos para enfrentar. Fizemos uma revolução na educação e teremos a mesma determinação em Cuiabá. Nossa cidade, sendo a capital do agronegócio, também deve se tornar a capital da educação, seguindo a orientação do prefeito Abilio e da primeira-dama, Samantha Iris”, concluiu.
