Iniciativas para a Inclusão no Atendimento Judiciário
“Oi, vou chamar o intérprete que dará suporte no seu atendimento”. Frases como essa serão ouvidas por recepcionistas e policiais judiciais ao atender pessoas surdas que procuram a Justiça do Trabalho em Mato Grosso. Este primeiro contato é apenas o começo de um atendimento que se torna cada vez mais acessível, com a utilização do Balcão Visual. Essa ferramenta online reúne servidores de vários tribunais, permitindo a comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A criação de procedimentos para garantir esse tipo de suporte é parte do esforço do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT) para alinhar suas rotinas internas. A iniciativa envolve a Seção de Acessibilidade e Inclusão, a Coordenadoria de Polícia Judicial e o Setor de Atendimento ao Público. Os detalhes desse trabalho foram discutidos em uma reunião que teve como foco a padronização das rotinas de acolhimento e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Durante o encontro, a chefe da Seção de Acessibilidade e Inclusão, Laudisseia Figueiredo, enfatizou a importância do atendimento às pessoas surdas. Ela destacou aspectos cruciais, como a necessidade de manter o contato visual durante a comunicação. “Quem não ouve se expressa por sinais ou pela troca de olhares. Então, é fundamental que se tenha atenção, pois um simples desvio de olhar pode indicar que a conversa foi encerrada”, comentou a servidora.
Desde o ano passado, o Balcão Visual já pode ser acessado presencialmente, com a ajuda de um servidor, ou por meio de um link disponível no site do tribunal. A proposta é facilitar a interação de jurisdicionados surdos e garantir que tenham acesso a informações sobre processos trabalhistas, incluindo datas de audiências, trâmites e prazos.
Quando o usuário acessa a ferramenta, ele é atendido por um dos 12 servidores que fazem parte da escala de plantão do serviço, anteriormente desenvolvido pelo TRT de Campinas. Em Mato Grosso, o Balcão Visual está disponível diariamente, das 11h às 14h30, horário em que o Tribunal está em funcionamento no estado.
