Capacitação para o Desenvolvimento Cultural
O Mutirum Instituto, organização da sociedade civil que atua em parceria na implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Mato Grosso, em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), dará início a um ciclo de Oficinas de Capacitação direcionadas a agentes culturais que tiveram seus projetos aprovados por esta relevante política pública.
Essas oficinas, que fazem parte do Termo de Colaboração nº 0319/20245, celebrado com a Secel, serão conduzidas por profissionais especializados do Mutirum, conhecidos por sua vasta experiência na área cultural, aliados aos técnicos da Secel-MT. Essa união de forças promete trazer um conteúdo rico e pertinente para os participantes.
Mario Olimpio, consultor do Mutirum e coordenador das oficinas, ressalta que “as oficinas são uma ferramenta crucial para democratizar as políticas públicas, promovendo um espaço de troca, aprendizado e elaboração conjunta de soluções para o avanço de ações e projetos culturais, sejam eles apoiados pela PNAB ou por outras iniciativas de fomento”.
Ele também enfatiza a importância dessa capacitação: “A realização dessas oficinas promove a profissionalização e amadurecimento dos profissionais que atuam no setor cultural”. Mario, que é também produtor cultural e advogado da área, acredita que este é um passo significativo para o fortalecimento do campo cultural em Mato Grosso.
As oficinas presenciais estão programadas para ocorrer em seis cidades do estado, iniciando em Barra do Garças no dia 29 de janeiro. Os próximos encontros acontecerão em Primavera do Leste (12 de fevereiro), Cuiabá (26 de fevereiro), Cáceres (5 de março), Lucas do Rio Verde (12 de março) e Juína (26 de março). Além disso, as oficinas em formato virtual serão oferecidas mediante demanda, com atendimentos práticos que podem ser agendados através da central de dúvidas no site oficial do Mutirum.
O conteúdo programático das oficinas segue uma estrutura básica que abrange temas essenciais para a execução de projetos culturais. No Ciclo 1, por exemplo, a oficina inclui a avaliação de execução e a prestação de contas, com uma carga horária de 8 horas e uma metodologia interativa, o “learning by doing” (aprender fazendo).
Pela manhã, os participantes participarão do módulo “Na Rua”, focado em Mídia e Visibilidade, começando com um nivelamento sobre prazos e regras de execução. Na sequência, será realizado um estúdio de mídia social, onde os participantes poderão criar conteúdos, como vídeos curtos (Reels/Stories) e depoimentos sobre a importância da fomento cultural. A oficina ainda ensinará técnicas de edição expressa para garantir que os proponentes saiam com material pronto para atender as exigências de comunicação e visibilidade.
No período da tarde, o módulo “Na Mesa” proporcionará um atendimento expresso focado na execução financeira. Os participantes aprenderão sobre pagamentos, emissão de notas fiscais e a organização de recibos, experiências que se baseiam em diretrizes específicas da cartilha da PNAB. Um mutirão de relatórios será promovido, permitindo que os proponentes trabalhem diretamente em seus projetos com o auxílio da equipe da oficina, garantindo que a documentação necessária para a prestação de contas já esteja organizada.
Com essa iniciativa, espera-se não apenas capacitar os agentes culturais, mas também fortalecer o setor cultural em Mato Grosso, colaborando para o desenvolvimento de uma cultura mais robusta e diversificada. Assim, o Mutirum e a Secel se posicionam como agentes transformadores, promovendo um futuro mais promissor para todos os envolvidos.
