Um Patrimônio Cultural em Cuiabá
Inaugurado em 23 de maio de 1942, o Cine Teatro Cuiabá se firmou como um dos maiores símbolos da cultura e da história da capital mato-grossense. Idealizado na década de 1930, o espaço surgiu para atender ao anseio da população por um local que abrigasse manifestações artísticas e exibições cinematográficas. Mais de 80 anos depois, continua a ser um importante ponto de encontro cultural, segundo Natália Oliveira, assessora administrativa do Cine Teatro, e Ronaldo José, produtor cultural da associação Cena Onze, que gerencia o local.
Apesar de ser um espaço público acessível a todos, com apresentações a preços populares e até gratuitas, ainda há uma percepção de que o Cine Teatro é elitizado. “Muitas pessoas têm receio de entrar aqui. Em Cuiabá, a cultura teatral não é tão forte. Frequentemente, convidamos as pessoas a conhecerem o espaço, mas elas hesitam, afirmando que voltarão logo, mas, na verdade, não retornam. Não se sentem parte do teatro”, explica Natália.
Desmistificando o Espaço Teatral
Ronaldo acrescenta que essa resistência está relacionada à imagem de glamour que envolve o Cine Teatro. “O piso de madeira, os lustres e a cortina vermelha criam uma impressão de exclusividade. É um lugar bonito, e nos esforçamos para mantê-lo em perfeito estado, próximo ao original”, comenta.
O Cine Teatro Cuiabá possui um valor afetivo profundo para muitos cuiabanos, pois é um espaço que preserva memórias e experiências. “Dentre as opções disponíveis, ele é o único cinema de rua em operação fora dos shoppings. Aqui, as pessoas vêm assistir a filmes e relembrar sua infância. Essa memória afetiva é crucial para manter o Cine Teatro vivo, pois aqui aconteceram muitas coisas especiais”, ressalta Ronaldo.
Natália também enfatiza a importância de democratizar o acesso à cultura. “O teatro é uma forma de arte que deve pertencer a todos. É um espaço acolhedor e aberto para todos os públicos. Para garantir a continuidade do Cine Teatro por mais dez anos, é vital que as pessoas venham, conheçam, compreendam e façam visitas ao teatro”, afirma.
Programação Acessível e Inovadora
A programação do Cine Teatro inclui cinema de rua às terças-feiras, com sessões gratuitas para estudantes da rede pública durante a manhã e a tarde, além de ingressos acessíveis à noite. O foco vai além do valor: a programação prioriza produções independentes e locais. “Exibimos muitos filmes brasileiros e obras de diretores locais, colaborando com iniciativas como a vitrine Petrobras e festivais de cinema”, detalha Natália.
O espaço ainda acolhe festivais como o Festival de Cinema Espanhol, o Festival de Cinema Italiano e, em breve, o Festival de Cinema Latino, eventos que frequentemente não são contemplados pela grade comercial dos cinemas tradicionais.
Além de exibições de filmes, o Cine Teatro abriga apresentações teatrais, shows e outras atividades culturais com artistas de diversas partes do país. Para facilitar o acesso, existem dois tipos de pautas: a pauta fomento, voltada para a cultura local e com ingressos até R$ 80, e a pauta sustentabilidade, que envolve eventos de maior porte.
Capacitação e Formação Cultural
O Cine Teatro também é sede da MT Escola de Teatro, um curso superior de tecnologia em Artes Cênicas em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Este projeto visa formar novos talentos nas áreas de atuação, direção, sonoplastia, iluminação, dramaturgia, cenário e figurino.
Ronaldo destaca a relevância dessa iniciativa para o fortalecimento da produção cultural no estado. “Estamos formando uma nova geração de artistas em Mato Grosso, o que ajuda a criar novos públicos para o teatro, já que frequentemente abrimos espaço para espetáculos gratuitos”, destaca.
Um Espaço de Memórias e Histórias
O Cine Teatro Cuiabá é um palco repleto de histórias, que vão além do que é encenado. Por suas portas, passaram momentos marcantes da vida de muitos, como formaturas, casamentos e até mesmo velórios. “Aqui não é apenas teatro, dança e música; o espaço já foi utilizado para diversas celebrações e acontecimentos inusitados”, lembra Ronaldo, que também se diverte ao comentar sobre as possibilidades que o local oferece.
Ainda, segundo Natália, o Cine Teatro é cercado por histórias curiosas e até sobrenaturais. “Dizem que um ladrão matou uma noiva em um casamento no Grande Hotel, e algumas pessoas afirmam ter visto seu espírito aqui”, relata. Tais relatos dão ao local uma aura mística que atrai curiosos e entusiastas.
