Avanço na Saúde Pública
O Hospital Central de Mato Grosso, gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde, inicia suas operações nesta segunda-feira à tarde. Sob a administração do renomado Einstein Hospital Israelita, a unidade já está preparada para receber seus primeiros pacientes.
Na ocasião, aproximadamente 30 pacientes, encaminhados através do Sistema Estadual de Regulação, serão atendidos no ambulatório. Dentre eles, estão previstas 10 crianças e 20 adultos, que passarão por consultas nas áreas de urologia, cirurgia pediátrica e ortopedia pediátrica.
É importante ressaltar que a inauguração do hospital aconteceu em 19 de dezembro, após um longo período de 34 anos em construção. A nova unidade é equipada com tecnologia de ponta e irá oferecer atendimento gratuito à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, enfatizou que este é um dia marcante para a Saúde Pública do estado, destacando o início das atividades do Hospital Central como um grande avanço.
A diretora da unidade, Alessandra Bokor, explicou que a equipe médica está preparada para atender os pacientes agendados e, caso necessário, realizar exames complementares para a programação de cirurgias.
Estrutura Completa para Atendimento
O Hospital Central dispõe de 287 leitos, sendo 191 de enfermaria e 96 de cuidados intensivos, dos quais 60 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, a unidade conta com um Centro Cirúrgico equipado com 10 salas cirúrgicas.
No decorrer da primeira semana de funcionamento, o hospital focará em atendimentos ambulatoriais nas especialidades de Urologia, Ortopedia Pediátrica e Cirurgia Pediátrica. O principal objetivo inicial é realizar avaliações clínicas e exames, aproveitando a infraestrutura diagnóstica da nova unidade para preparar procedimentos cirúrgicos futuros.
