Mudanças no Primeiro Escalão Marcam Preparativos para o Pleito de Outubro
Com as eleições de outubro se aproximando, seis integrantes do governo do governador Mauro Mendes estão deixando seus cargos no primeiro escalão, efetivamente no dia 31 de março, quatro dias antes do limite estipulado pela legislação eleitoral. Este prazo, estabelecido como desincompatibilização, exige que os candidatos se afastem de suas funções pelo menos seis meses antes do pleito, o que os obriga a se desligar até o dia 3 de abril. Assim, esses representantes do Executivo estão se preparando para uma nova fase, buscando espaço na política legislativa.
Três deles têm como objetivo concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados. Dentre eles, estão o coronel César Roveri, que atualmente ocupa o cargo na Secretaria de Segurança Pública; o deputado federal Fábio Garcia, que já integra a Casa Civil; e o ex-deputado Leonardo Albuquerque, que é conhecido por sua atuação como representante de Mato Grosso em Brasília.
Os outros três, por sua vez, vão disputar vagas na Assembleia Legislativa. Gilberto Figueiredo, que comanda a Secretaria de Saúde; Alan Porto, à frente da Secretaria de Educação; e Allan Kardec, responsável pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, são os nomes que buscam conquistar a confiança do eleitorado nas eleições estaduais. Dentre esses candidatos, destaca-se a presença de dois que almejam, pela primeira vez, um cargo eletivo. César Roveri, que deve se filiar ao União, e Alan Porto, que migrará do União para o Republicanos, estão prontos para enfrentar este desafio.
