Últimos Dias para Inscrição
O prazo para se inscrever no concurso público da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) está se esgotando. Os interessados podem garantir sua participação até o dia 27 de janeiro, por meio do site da Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pela organização do certame. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais (FTE), com uma atrativa remuneração inicial de R$ 32.971,87.
O valor da inscrição é de R$ 250 e deve ser efetuada através de um requerimento disponível na plataforma da FCC. É importante ressaltar que a taxa deve ser quitada até o dia 28 de janeiro, caso contrário, a inscrição poderá ser cancelada.
Segundo o edital, a confirmação da inscrição ocorrerá somente após a validação do pagamento da taxa ou a aprovação do pedido de isenção.
Isenção da Taxa de Inscrição
Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição tiveram até o dia 9 de janeiro para protocolar seus pedidos e apresentar a documentação necessária. O direito à isenção foi concedido a doadores regulares de sangue, eleitores que prestaram serviços durante o período eleitoral, e aqueles que estão desempregados ou que possuem uma renda de até um salário mínimo e meio. A lista com os pedidos aceitos e rejeitados foi divulgada no site da FCC na última sexta-feira (16).
Requisitos para Participação
Qualquer cidadão brasileiro ou português, que possua diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pode se inscrever no concurso. Além disso, é necessário ter no mínimo 18 anos completos na data da posse.
Informações sobre as Provas
As provas do concurso estão agendadas para o dia 15 de março e ocorrerão em dois períodos: matutino e vespertino, na cidade de Cuiabá. Os candidatos passarão por provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, que serão divididas em duas partes: conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.
Na seção de conhecimentos gerais e básicos, os candidatos serão avaliados em temas como língua portuguesa, língua inglesa, geografia e história política de Mato Grosso, Direito Tributário, auditoria, economia e finanças públicas, estatística e noções de Direito. Já na parte de conhecimentos específicos, serão abordados tópicos relacionados à legislação tributária estadual, contabilidade, tecnologia da informação e matemática financeira.
Para obter informações detalhadas sobre os conteúdos das provas, incluindo orientações sobre horários e etapas do concurso, é recomendável consultar o Edital nº 001/2025, que foi publicado no site da Fundação Carlos Chagas.
