Parque Tecnológico: Um Marco para Várzea Grande
A cidade de Várzea Grande, que historicamente está ligada ao processo de industrialização de Mato Grosso, está a caminho de se firmar como uma referência em inovação e tecnologia no estado. O município irá abrigar o primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso, resultado de uma colaboração entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) e a Prefeitura de Várzea Grande.
Na última terça-feira (13), a prefeita Flávia Moretti (PL) encontrou-se com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, para discutir o andamento do projeto do Parque Tecnológico, que será instalado no bairro Chapéu do Sol. A reunião teve como foco alinhar os aspectos jurídicos e operacionais necessários para o avanço da iniciativa.
Allan Kardec enfatizou o esforço do município em garantir a implementação do projeto. “A prefeita Flávia Moretti tem sido crucial para a viabilização do Parque em Várzea Grande. O Governo do Estado valoriza essa parceria institucional que tornou essa ideia uma realidade”, declarou o secretário.
A prefeita Flávia Moretti também destacou a importância do Parque Tecnológico como um divisor de águas para a região. “Este projeto não é apenas um marco histórico para Várzea Grande, mas um investimento significativo em inovação, ciência e tecnologia. Ele fortalecerá nosso setor industrial e criará novas oportunidades de emprego e capacitação para a população local”, afirmou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, sublinhou que Várzea Grande está seguindo o cronograma estipulado pelo Governo do Estado, atuando como um elo entre o setor público, o empresariado e as instituições educacionais. “Estamos finalizando os ajustes necessários na legislação e na estrutura para que possamos inaugurar em março, conforme o planejado. Já temos empresas pré-interessadas em se instalar no Parque, o que é extremamente positivo para o futuro econômico da cidade”, comentou.
De acordo com Fabyane, a meta é consolidar Várzea Grande como um polo industrial, inovador e tecnológico. “Um projeto dessa magnitude atrai investimentos de empresas nacionais e internacionais, impulsionando o desenvolvimento da Região Metropolitana e do Estado como um todo”, complementou.
Estrutura e Perspectivas do Parque Tecnológico
Além da articulação institucional, a prefeitura investiu em melhorias de infraestrutura, logística e urbanização para assegurar sucesso ao empreendimento em colaboração com o Governo do Estado. Durante a reunião, foram discutidos os ajustes finais para a aprovação da Lei que cria o Parque Tecnológico, fundamental para estabelecer a gestão do polo que abrigará inovação, pesquisa, tecnologia e empreendedorismo.
A expectativa é que, num prazo de até cinco anos, o Parque Tecnológico possa gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos, aumentando a disponibilidade de mão de obra qualificada e colocando Várzea Grande em destaque no cenário nacional de inovação. A inauguração do Parque será um dos principais eventos de entrega tanto do Estado quanto do Município, reunindo autoridades, empresários, universidades e a comunidade em geral.
Durante o encontro, a prefeita também recebeu a visita de vereadores, como Charles Fabiano (União), Jânio Calistro (União) e Sardinha (MDB), acompanhados pelo secretário de Governo, Sílvio Fidelis, que reafirmaram seu apoio institucional ao projeto.
Localizado no bairro Chapéu do Sol, o Parque Tecnológico de Mato Grosso se aproxima de se tornar um dos maiores centros de inovação do país, com cerca de 90% das obras já finalizadas. O espaço ocupará uma área total de 80 hectares, sendo 16 hectares de área pública, com inauguração programada para até o final de 2025.
