Aumento do ICMS impacta preços de combustíveis
A partir do dia 1º de janeiro, os novos valores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que incidem sobre os combustíveis comercializados para distribuidoras, entrarão em vigor em todo o Brasil. Essa alteração provocará um aumento significativo nos preços da gasolina, diesel, biodiesel e também do gás GLP, utilizado em cozinhas.
Com as novas alíquotas estabelecidas, a gasolina sofrerá uma alta de 6,8%. Já o diesel e o biodiesel terão seus preços aumentados em 4,4%. Essa medida foi oficialmente aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e publicada no Diário Oficial da União (DOU). Vale ressaltar que este é o segundo ano consecutivo em que há um reajuste no ICMS sobre combustíveis, já que em fevereiro de 2025 o tributo também foi elevado.
Claudyson Martins Alves, conhecido como Kaká, presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), enfatiza que este aumento não é resultado de uma decisão das distribuidoras ou dos revendedores, mas sim uma consequência direta do novo reajuste tributário definido pelos secretários estaduais de Fazenda. “Essa decisão foi tomada no âmbito do Confaz, e o setor não tem ingerência sobre isso. Infelizmente, estamos enfrentando o segundo ano seguido de aumento do ICMS sobre combustíveis, o que pesa diretamente no bolso do consumidor”, ressaltou.
Além disso, Kaká alerta que os impactos dessa alta vão além dos postos de combustíveis. “O efeito não se restringe apenas ao abastecimento dos veículos. O aumento do diesel e do biodiesel também implica na elevação dos custos de frete, o que, por sua vez, acaba refletindo nos preços dos alimentos e de diversos produtos que chegam à mesa do consumidor”, acrescentou.
Inovação em Tecnologia na Economia Digital de Mato Grosso
Na última terça-feira, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Inovação de Mato Grosso (Asseiti MT) promoveu um evento intitulado Inovação & Networking, no Yumit Hub, reunindo mais de 50 empresários e líderes que estão impulsionando a nova economia digital no estado. O encontro teve como objetivo destacar a construção de um ecossistema dinâmico, onde a tecnologia ganha destaque, as empresas se fortalecem e o setor se conecta para alcançar resultados significativos.
Um dos momentos mais aguardados do evento foi a palestra sobre Inteligência Artificial, apresentada pela Desperta.IA Tecnologia e Educação. A discussão trouxe insights valiosos sobre o futuro da IA, abrindo novas possibilidades para as empresas participantes.
Fernando Pereira, presidente da Asseiti MT e da Log, Lab., destacou a fase atual da associação: “Hoje, a Asseiti vivencia uma fase madura, colaborativa e verdadeiramente unida. É um momento em que cada empresa entende que, mesmo competindo no mercado, estamos do mesmo lado quando se trata de fortalecer nosso ecossistema.”
Allan Araújo, diretor financeiro da Stelmat Teleinformática, também abordou a trajetória e a missão da entidade: “A associação foi criada em 1985 e já conquistou muitos avanços para o setor. Nosso foco é alavancar o segmento de tecnologia em Mato Grosso, e estamos em crescimento. Portanto, é crucial atrair cada vez mais empresas para esse movimento.”
A Asseiti MT expressou sua gratidão ao Conselho Diretor, que inclui figuras como Fernando Pereira (Log, Lab.), Allan Araújo (Stelmat Teleinformática), Fernando Bellezzia (DSS Serviços de Tecnologia da Informação), Najeib Kadri (Kadri), Isaias de Alencar Dias (Plugmais Distribuidora), Julio Rocha (Futura) e Marcos dos Anjos.
O evento Inovação & Networking confirmou a força de um setor que cresce coletivamente, demonstrando que o futuro da tecnologia em Mato Grosso está sendo moldado de forma colaborativa e estratégica.
