Compromisso com a Nutrição Escolar
A Prefeitura de Cuiabá se destacou em 2025 ao proporcionar alimentação especial a 848 alunos matriculados em instituições de ensino, como escolas e creches. Os dados foram coletados pela Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE), que faz parte da Secretaria Municipal de Educação (SME). O esforço visa atender às necessidades nutricionais de alunos com condições de saúde específicas, alinhando-se aos compromissos da gestão do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama Samatha Iris.
Entre as principais patologias atendidas, destacam-se a APLV (alergia à proteína do leite de vaca) que beneficiou 147 alunos, seguida pela intolerância à lactose com 167 alunos. Também foram atendidos 207 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de 35 com alergia ao ovo. Outras condições como doença celíaca, diabetes tipo 1, refluxo gastroesofágico, doenças renais e alergias alimentares múltiplas receberam atenção especial. Além disso, a equipe considerou restrições alimentares religiosas, como a proibição do consumo de carne suína, e também atendimentos a alunos com condições raras como distrofia muscular, síndrome de Down e paralisia cerebral.
Cardápios Personalizados para Cada Necessidade
Para garantir que todos os alunos recebam a nutrição adequada, a equipe de nutricionistas da Prefeitura elaborou cardápios personalizados. Esses cardápios foram desenvolvidos levando em conta as necessidades individuais de cada aluno, o que incluiu a disponibilização de produtos específicos. Por exemplo, para os bebês que frequentam os Berçários de CEIC (Centros Educacionais Infantis) e CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil), que dependem exclusivamente de leite, foram enviadas fórmulas infantis apropriadas para as suas patologias.
Essas fórmulas incluem opções à base de soja, isentas de lactose, com proteína extensivamente hidrolisada e até mesmo fórmulas à base de aminoácidos livres, com custo elevado de R$ 400,00 por lata. Para os alunos mais velhos, os cardápios foram adaptados, incorporando alimentos como tapioca, macarrão de arroz, adoçantes, azeite de oliva, leite sem lactose, leite de soja, aveia, geleias diet e sem açúcar, e biscoitos de arroz.
Como Solicitar Alimentação Especial em 2026
Os pais ou responsáveis que desejam solicitar a alimentação especial para 2026 devem apresentar, no momento da matrícula, um laudo médico que comprove a patologia alimentar do aluno. Laudos de médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos serão aceitos. Após a apresentação do documento, o gestor da unidade escolar deve encaminhar as informações à CNE, incluindo a data de nascimento do aluno, a turma e o período em que está matriculado, além do nome e telefone dos responsáveis.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, enfatiza o compromisso da gestão em oferecer boas condições de aprendizagem e alimentação adequada aos alunos especiais. “Temos uma equipe de nutricionistas e gastrônomos muito dedicada, que se empenha em atender às demandas específicas, sempre com a qualidade necessária”, afirmou.
