Close Menu
O Cuiaba
    Demo
    O que está em alta

    Procon Lacra Bomba de Combustível em Cuiabá Após Vazamento Interno

    18 de outubro de 2025

    Atividades ao Ar Livre: 9 Locais Imperdíveis para Praticar Exercícios em Cuiabá

    18 de outubro de 2025

    Cuiabá em Busca da Vitória: Botafogo-SP Nunca Venceu em Casa

    18 de outubro de 2025

    Cuiabá e São Paulo Fecham Acordo e Encerram Dívida de R$ 1 Milhão

    21 de outubro de 2025

    Série B: A Corrida pelo Acesso e a Luta Contra o Rebaixamento em suas Últimas Rodadas

    21 de outubro de 2025
    O Cuiaba
    • Home
    • Saúde
    • Esportes
    • Economia
    • Educação
    • Tecnologia
    • Cultura
    • Entretenimento
    • Turismo
    • Mundo
    O Cuiaba
    Home»Economia»BNDES Libera R$ 2 Bilhões para Construção de 162 km de Ferrovia em MT

    BNDES Libera R$ 2 Bilhões para Construção de 162 km de Ferrovia em MT

    BNDES Libera R$ 2 Bilhões para Construção de 162 km de Ferrovia em MT

    Financiamento do BNDES e Importância da Ferrovia

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um financiamento no valor de R$ 2 bilhões destinado à Rumo S.A., visando a finalização da primeira etapa da Ferrovia Estadual de Mato Grosso. Este trecho inicial, abrangendo 162 quilômetros, conectará Rondonópolis ao terminal localizado na BR-070, em Dom Aquino, com a expectativa de término das obras no segundo semestre de 2026.

    Os recursos do BNDES serão disponibilizados através da aquisição de debêntures, totalizando R$ 2 bilhões, em uma operação que será coordenada diretamente pelo banco. Este investimento integra um projeto mais amplo, que prevê a construção de aproximadamente 743 quilômetros de ferrovia, organizados em cinco etapas que farão a ligação entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, incluindo um ramal até Cuiabá. Estima-se que, durante o andamento das obras, sejam gerados cerca de 114 mil empregos no estado de Mato Grosso.

    Impacto na Logística e no Agronegócio

    A Ferrovia Estadual de Mato Grosso é considerada uma infraestrutura estratégica para a logística nacional. Seu principal objetivo é aumentar a capacidade de escoamento da produção agroindustrial no estado, especialmente para produtos como soja e milho. Além disso, a ferrovia permitirá uma melhor integração entre os modais rodoviário e ferroviário.

    O novo terminal que será erguido próximo à BR-070 terá um papel fundamental no sistema logístico. A estrutura será responsável por concentrar as cargas provenientes da rodovia, facilitando a transferência para o transporte ferroviário. Com capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos anualmente, a conclusão deste terminal também está programada para 2026.

    Rumo e Sustentabilidade no Agronegócio

    A Rumo ressaltou que este investimento não apenas fortalece a competitividade do agronegócio brasileiro, mas também promove a sustentabilidade do setor. Em 2025, a empresa já havia realizado três emissões de debêntures, totalizando R$ 4,8 bilhões, que têm como finalidade financiar projetos como a Ferrovia do Mato Grosso e a Malha Paulista.

    Expansão da Malha Ferroviária Nacional

    Este projeto se insere em um contexto maior de expansão da malha ferroviária do Brasil, que atualmente conta com cerca de 30 mil quilômetros de trilhos. Além disso, há mais de 12 mil quilômetros adicionais já autorizados ou em fase de construção. Até 2026, o Governo Federal planeja investir R$ 94,2 bilhões no setor ferroviário, incluindo obras importantes como a Fiol, a Fico e a Transnordestina.

    No ano de 2024, o transporte ferroviário de cargas gerais atingiu um novo marco, com 150 milhões de toneladas úteis movimentadas. Quando se considera também o transporte de minério de ferro, o volume total alcançou 540 milhões de toneladas, consolidando as ferrovias como um dos principais eixos logísticos do país.

    BNDES Brasil agronegócio déficits em Mato Grosso Ferrovia de Mato Grosso logística agrícola

    Postagens Relacionadas

    Divisão de ICMS em Mato Grosso: Sefaz divulga Índice de Participação dos Municípios

    23 de dezembro de 2025

    Deputado Diego Destaca Avanços da Duplicação da BR-163 com Queda de 90% nas Fatalidades

    23 de dezembro de 2025

    BNDES Libera R$ 2 Bilhões para O Projeto Ferroviário da Rumo em Mato Grosso

    23 de dezembro de 2025

    Desafios da Sucessão Familiar no Agronegócio Brasileiro: Um Olhar Sobre a Sustentabilidade

    23 de dezembro de 2025
    Demo
    Não perca
    Cultura

    Mutirão Acelera Certificações de Pontos e Pontões de Cultura no Brasil

    Economia

    Divisão de ICMS em Mato Grosso: Sefaz divulga Índice de Participação dos Municípios

    Esportes

    Defensoria Pública de Mato Grosso Expande com 12 Novos Núcleos em 2025

    Entretenimento

    Gripe Aviária Confirmada em Cuiabá: Medidas de Contenção São Adotadas

    Demo
    Sobre nós

    O Sou de Cuiabá é um portal de notícias criado para valorizar o que Cuiabá tem de melhor. Nosso objetivo é levar informação de qualidade, de forma rápida e acessível, mostrando o dia a dia da cidade, seus destaques, histórias e conquistas.

    Aqui você encontra notícias sobre atualidades, política, esportes, cultura, entretenimento e eventos — tudo o que acontece em Cuiabá e na região metropolitana.

    Mais do que informar, queremos conectar pessoas, fortalecer o orgulho de ser cuiabano e dar voz à nossa região.

    O Sou de Cuiabá nasceu com o propósito de ser o ponto de encontro entre a informação e a identidade do nosso povo. Porque quem é daqui, sabe: Cuiabá é notícia todo dia.

    Posts recentes

    Remember! Bad Habits That Make a Big Impact on Your Lifestyle

    13 de janeiro de 2021

    The Right Morning Routine Can Keep You Energized & Happy

    13 de janeiro de 2021

    How to Make Perfume Last Longer Than Before

    13 de janeiro de 2021
    © 2025 Escrito por O Cuiabá.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.