Financiamento do BNDES e Importância da Ferrovia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um financiamento no valor de R$ 2 bilhões destinado à Rumo S.A., visando a finalização da primeira etapa da Ferrovia Estadual de Mato Grosso. Este trecho inicial, abrangendo 162 quilômetros, conectará Rondonópolis ao terminal localizado na BR-070, em Dom Aquino, com a expectativa de término das obras no segundo semestre de 2026.
Os recursos do BNDES serão disponibilizados através da aquisição de debêntures, totalizando R$ 2 bilhões, em uma operação que será coordenada diretamente pelo banco. Este investimento integra um projeto mais amplo, que prevê a construção de aproximadamente 743 quilômetros de ferrovia, organizados em cinco etapas que farão a ligação entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, incluindo um ramal até Cuiabá. Estima-se que, durante o andamento das obras, sejam gerados cerca de 114 mil empregos no estado de Mato Grosso.
Impacto na Logística e no Agronegócio
A Ferrovia Estadual de Mato Grosso é considerada uma infraestrutura estratégica para a logística nacional. Seu principal objetivo é aumentar a capacidade de escoamento da produção agroindustrial no estado, especialmente para produtos como soja e milho. Além disso, a ferrovia permitirá uma melhor integração entre os modais rodoviário e ferroviário.
O novo terminal que será erguido próximo à BR-070 terá um papel fundamental no sistema logístico. A estrutura será responsável por concentrar as cargas provenientes da rodovia, facilitando a transferência para o transporte ferroviário. Com capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos anualmente, a conclusão deste terminal também está programada para 2026.
Rumo e Sustentabilidade no Agronegócio
A Rumo ressaltou que este investimento não apenas fortalece a competitividade do agronegócio brasileiro, mas também promove a sustentabilidade do setor. Em 2025, a empresa já havia realizado três emissões de debêntures, totalizando R$ 4,8 bilhões, que têm como finalidade financiar projetos como a Ferrovia do Mato Grosso e a Malha Paulista.
Expansão da Malha Ferroviária Nacional
Este projeto se insere em um contexto maior de expansão da malha ferroviária do Brasil, que atualmente conta com cerca de 30 mil quilômetros de trilhos. Além disso, há mais de 12 mil quilômetros adicionais já autorizados ou em fase de construção. Até 2026, o Governo Federal planeja investir R$ 94,2 bilhões no setor ferroviário, incluindo obras importantes como a Fiol, a Fico e a Transnordestina.
No ano de 2024, o transporte ferroviário de cargas gerais atingiu um novo marco, com 150 milhões de toneladas úteis movimentadas. Quando se considera também o transporte de minério de ferro, o volume total alcançou 540 milhões de toneladas, consolidando as ferrovias como um dos principais eixos logísticos do país.
