Oportunidade para Educadores: Detalhes do Concurso da Seduc
As inscrições para o concurso público da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) começaram nesta segunda-feira, 22. Ao todo, são oferecidas quatro mil vagas para professores da rede estadual. Os interessados têm até o dia 20 de janeiro de 2026 para se inscrever, exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Para participar, é necessário pagar uma taxa de R$ 130.
Dentre as quatro mil oportunidades disponíveis, duas mil são para preenchimento imediato e outras duas mil para cadastro de reserva. O concurso abrange diversas disciplinas, incluindo Arte, Educação Física, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa, Sociologia e Química.
Segundo o edital, o processo seletivo será dividido em quatro etapas. Estas incluem uma prova objetiva e uma prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório; uma prova didática, que exige a apresentação de um plano de aula e a ministração de conteúdo; e uma avaliação de títulos, que também possui caráter classificatório. As provas objetiva e discursiva estão agendadas para o dia 1º de março de 2026, enquanto a prova didática será realizada entre os dias 1º e 4 de maio de 2026. O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado em agosto de 2026.
A aplicação das provas ocorrerá em diversos municípios do estado, incluindo Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância do concurso para a política de universalização das escolas em tempo integral. “O Piauí foi o primeiro estado do Brasil a universalizar a oferta de ensino médio em tempo integral e, por isso, existe uma demanda crescente por professores. Identificamos a necessidade de duas mil contratações imediatas e, à medida que forem convocados, os profissionais serão lotados em escolas de todo o estado”, explicou.
