Cerimônia Coletiva Promove Inclusão e Dignidade
A equipe responsável pelo Casamento Abençoado 2026 se reuniu na última segunda-feira (19) para realizar os últimos ajustes para mais uma edição do evento, que conta com a idealização da primeira-dama do estado, Virginia Mendes. O projeto recebe também o apoio da vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, além da secretária municipal de Assistência Social, Hélida Vilela, que são as responsáveis pela coordenação na capital mato-grossense.
Programado para acontecer neste domingo (22) no Ginásio Aecim Tocantins, o Casamento Abençoado 2026 tem como missão atender casais em situação de vulnerabilidade social que desejam legalizar suas uniões com dignidade, emoção e sem custo algum. Essa cerimônia coletiva é promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e reúne participantes da capital e de municípios da Baixada Cuiabana.
O projeto é voltado para casais de todas as religiões, incluindo pessoas com deficiência e famílias cuja renda total não ultrapasse três salários mínimos, desde que estejam devidamente cadastrados no Cadastro Único. Neste ano, já estão confirmados 540 casais, com a expectativa de que o número chegue a 700. Desses, 220 são moradores de Cuiabá.
“Estamos ansiosos para que essa cerimônia seja repleta de emoção e se torne um momento inesquecível para centenas de famílias do nosso estado, especialmente aquelas cuiabanas. É uma imensa alegria poder contribuir para a realização desse evento tão especial na vida de muitos casais”, destacou a vereadora Samantha Iris.
Preparativos para a Grande Data
Durante a reunião de organização, foram divulgados os horários para o pré-agendamento de serviços como cabelo e maquiagem, que terão início às 8h, junto com a abertura dos portões para os noivos. Os atendimentos no cartório, que serão necessários para a assinatura das cerimônias, começam às 14h. O cortejo e a entrada dos noivos estão programados para iniciar às 17h40, sendo a entrada oficial marcada para às 18h.
A secretária municipal de Assistência Social, Hélida Vilela, ressaltou a importância da atuação da Prefeitura de Cuiabá no suporte às famílias que participarão do evento. A iniciativa não só auxilia casais que vivem em união estável, mas que não tiveram a chance de oficializar seu casamento devido a questões financeiras.
“Estamos aqui para ajudar os casais na organização e na documentação necessária, além de realizar o encaminhamento aos cartórios e cuidar de todos os detalhes para a cerimônia. Também faremos a disponibilização de cerca de 50 servidores no dia do evento para apoiar o Governo do Estado e forneceremos alimentação para os casais que virão de outras cidades”, afirmou Hélida Vilela.
Inclusão Social em Várzea Grande
Um total de 137 casais de Várzea Grande também participará do evento. A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizou este projeto que é executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com o total apoio da Prefeitura de Várzea Grande.
Voltado para casais que vivem em situação de vulnerabilidade social e desejam formalizar suas relações, o Casamento Abençoado busca garantir a dignidade dos participantes e a gratuidade do processo. A ação promove a regularização civil matrimonial e se alinha à valorização da família.
A iniciativa contempla casais de todas as religiões, além de pessoas com deficiência e famílias que se encaixam no critério de renda, com um limite de três salários mínimos, sendo todos devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Para a edição de 2025-2026 do Casamento Abençoado, os interessados em Várzea Grande puderam se inscrever em cinco pontos de atendimento, de outubro a janeiro, incluindo a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em bairros como Santa Maria, Cristo Rei, São Mateus e Jardim Glória.
Esta edição do evento reafirma o compromisso do governo de Mato Grosso e da Prefeitura de Várzea Grande com a inclusão social, permitindo que centenas de casais tenham a oportunidade de oficializar suas uniões em uma cerimônia bem estruturada e acessível, promovendo assim o fortalecimento dos laços familiares.
