Colaboração entre Prefeitura e Hospital Universitário
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, juntamente com a secretária municipal de Saúde, se reuniu na tarde de sexta-feira (20) no gabinete do Executivo, para discutir novas parcerias com representantes do Hospital Universitário Júlio Müller e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O encontro teve como objetivo principal a ampliação da cooperação técnica entre o município e a instituição de saúde, focando no fortalecimento do atendimento no Centro Médico Infantil (CMI) e na redução das longas filas que têm afetado a população.
Entre os assuntos abordados, destacou-se a colaboração no atendimento a pacientes com fissura labiopalatina. A proposta consiste na integração do setor especializado da universidade ao CMI, permitindo que o município tenha acesso a apoio técnico e à definição conjunta de protocolos de atendimento em parceria com a equipe do Hospital Júlio Müller.
Além disso, as discussões incluíram ações na área de oftalmologia, como a ampliação da oferta de atendimentos, até mesmo no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá. O fortalecimento da oftalmopediatria no Centro Médico Infantil também foi pauta do encontro. Outro avanço sugerido refere-se à colaboração na residência médica em pediatria, que permitiria que profissionais em formação atuassem sob supervisão no CMI, aumentando assim a capacidade de prestar atendimento.
De acordo com o prefeito Abílio Brunini, a reunião representa um passo importante na aproximação institucional entre as entidades. “Estamos buscando estreitar a parceria com o Júlio Müller para aproveitar a experiência e a formação acadêmica em benefício da nossa população. Isso significa mais especialistas, definição de protocolos e uma ampliação na oferta de procedimentos, incluindo o suporte da telesaúde para enfrentar as filas”, declarou.
A secretária municipal de Saúde ressaltou que o diálogo entre as instituições busca soluções efetivas para a rede de saúde municipal. “Conversamos sobre cooperações em áreas como fissuras, odontologia, ortopedia e oftalmopediatria, bem como na residência médica. Nossa intenção é formalizar um termo de cooperação que permita a troca de profissionais e ampliação dos atendimentos conforme as necessidades do município”, explicou.
No decorrer da reunião, foi enfatizada a importância de o hospital universitário estar alinhado à gestão plena da saúde em Cuiabá, considerando os compromissos assistenciais que ele possui com o município, especialmente em meio aos debates sobre a construção de um novo hospital.
Os participantes do encontro avaliaram que a reunião foi produtiva e que deve resultar na formalização de parcerias, as quais ampliarão o acesso da população a atendimentos especializados, reforçando assim a integração entre educação e serviços na saúde pública da capital.
