Capacitação em Cuiabá
Após o investimento de mais de R$ 30 milhões para apoiar 315 projetos culturais durante o Ciclo I da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) avança para a fase de acompanhamento e orientação dos proponentes beneficiados. Em parceria com o Mutirum Instituto, a Secel promove o terceiro ciclo de oficinas presenciais, que visam facilitar a implementação e a prestação de contas dos projetos aprovados.
A próxima capacitação está marcada para a quinta-feira, dia 26, das 8h às 17h, no Cine Teatro Cuiabá. Este evento será especialmente voltado aos agentes culturais que tiveram suas propostas aprovadas e que agora precisam seguir as diretrizes estabelecidas nos editais. Além disso, a atividade é aberta a produtores culturais de outras fontes de financiamento e a interessados da região do Vale do Rio Cuiabá.
Orientações Práticas
Durante as oficinas, profissionais da Secel-MT e do Mutirum Instituto oferecerão orientações teóricas e práticas sobre aspectos essenciais para a correta execução dos projetos. Entre os tópicos que serão abordados estão a mídia e visibilidade, a aplicação das marcas institucionais, os prazos de execução, a gestão financeira e a elaboração de relatórios.
Ao final do encontro, os participantes receberão um modelo preliminar de prestação de contas, uma ferramenta concebida para facilitar o cumprimento das obrigações legais por parte dos proponentes.
Continuidade das Oficinas
A capacitação em Cuiabá é parte de uma série de seis oficinas presenciais planejadas para o Estado. As duas primeiras sessões já ocorreram em Barra do Garças, no dia 29 de janeiro, e em Primavera do Leste, em 12 de fevereiro. O cronograma ainda inclui encontros em Cáceres (5 de março), Lucas do Rio Verde (12 de março) e Juína (26 de março).
Segundo Mario Olímpio, consultor do Mutirum Instituto e coordenador das oficinas, essa iniciativa é fundamental para fortalecer a política cultural local. Ele destaca que as oficinas atuam como um instrumento de democratização das políticas públicas, promovendo formação, diálogo e soluções coletivas voltadas para o desenvolvimento das ações culturais.
Inscrições Abertas
As inscrições para a etapa em Cuiabá estão abertas no site do Mutirum Instituto e são direcionadas a produtores culturais da Baixada Cuiabana, abrangendo municípios como Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e Santo Antônio do Leverger.
No total, nove editais foram lançados pela Secel durante o Ciclo I da Política Nacional Aldir Blanc, com cerca de dois mil projetos inscritos em todas as regiões de Mato Grosso. Agora, na fase de execução, as propostas aprovadas começam a se tornar realidade, recebendo acompanhamento técnico para assegurar que as diretrizes de diversidade, democratização e ampliação do acesso à cultura sejam respeitadas.
