Unidade se destaca no atendimento pediátrico em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra os resultados impressionantes do Centro Médico Infantil (CMI). Desde sua abertura, entre 19 de dezembro de 2025 e 13 de fevereiro de 2026, a unidade já registrou 7.069 atendimentos médicos, solidificando-se como uma das principais referências na rede municipal voltada para o atendimento pediátrico. Somente no primeiro mês de funcionamento, o CMI contabilizou 3.733 atendimentos, e agora, quase dois meses após a inauguração, esse número praticamente dobrou, mantendo uma média mensal acima de 3,5 mil atendimentos. Este volume é quase cinco vezes superior à meta original, que era de cerca de 800 atendimentos mensais.
Os dados também revelam que a maioria dos atendimentos está concentrada em crianças de 0 a 2 anos, ressaltando a importância da unidade no cuidado com a primeira infância. Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, os números alcançados confirmam a eficácia do modelo implantado. “Esses dados demonstram que o Centro Médico Infantil veio para atender uma necessidade real da população. O fato de superarmos a meta mensal de forma contínua reflete que a estrutura, a equipe e o planejamento estão produzindo resultados positivos. Estamos assegurando mais agilidade, qualidade e acolhimento no atendimento às nossas crianças”, destacou.
Reorganização do atendimento pediátrico
Desde sua inauguração, o CMI tem desempenhado um papel essencial na reorganização dos fluxos de atendimento pediátrico em Cuiabá, contribuindo para a diminuição da carga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos serviços de urgência e emergência. Para garantir o funcionamento da unidade e de sua rede de apoio, cerca de 450 profissionais foram mobilizados, incluindo médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontopediatras, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e recepcionistas. Dentro dessa equipe, 35 médicos pediatras estão dedicados exclusivamente ao CMI, trabalhando em conjunto com profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), UPAs, setores de regulação e UTIs Pediátricas.
O Centro Médico Infantil está localizado em uma área adjacente ao antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal, na Avenida General Valle, em Cuiabá, e recebeu um investimento de R$ 11,8 milhões. As obras foram retomadas em janeiro de 2025, dentro do processo de reestruturação da saúde pública municipal.
Estrutura e diferenciais do Centro Médico Infantil
A unidade conta com uma infraestrutura moderna, que inclui 28 leitos, seis consultórios médicos, salas vermelha, amarela e verde, além de uma sala destinada a inalações e curativos, laboratório, sala de procedimentos, área de isolamento, farmácia, Núcleo Interno de Regulação, consultório odontológico e áreas administrativas. Um dos diferenciais do CMI é o atendimento odontológico pediátrico disponível 24 horas, que abrange inclusive crianças com necessidades especiais. Além disso, o espaço foi projetado com uma ambientação lúdica, visando proporcionar acolhimento e conforto tanto para os pacientes quanto para seus familiares.
