A Nova Proposta para a Santa Casa
O governo do Estado de Mato Grosso anunciou, na última segunda-feira (11), uma proposta formal para a aquisição do prédio que abriga o Hospital Estadual Santa Casa. O investimento planejado é de R$ 25 milhões, que será pago em uma única parcela, garantindo a continuidade das operações da unidade. Além disso, a proposta inclui a manutenção dos serviços de oncologia e nefrologia, a criação de uma Central de Diagnósticos, uma unidade de Cuidados Paliativos e um serviço de Longa Permanência com a opção de home care.
Com essa nova proposta, o total investido pelo governo, somando recursos já disponibilizados desde 2019, chegará a cerca de R$ 60 milhões. A análise da proposta será realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que está responsável pelo leilão do imóvel. O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, ressaltou: “O maior diferencial da nossa proposta é justamente o plano operativo, que já demonstra o que o Governo do Estado planeja para aquela unidade. O objetivo é manter e ampliar os serviços de oncologia e nefrologia, na medida em que também serão implementados novos serviços”.
Impacto nos Serviços de Saúde
Atualmente, cerca de 70% dos serviços prestados pela Santa Casa serão redistribuídos para outras unidades de saúde do estado. No entanto, os atendimentos de oncologia e nefrologia não poderão ser totalmente absorvidos por outros hospitais, tornando a compra do imóvel uma decisão fundamental para atender adequadamente a população. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) estruturou o plano operativo em seis eixos, que incluem home care e desospitalização, cuidados paliativos, central de diagnóstico, ampliação de serviços existentes, hospital-dia, cirurgia-geral e ambulatórios especializados, além do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).
O plano prevê a utilização de 196 leitos na unidade, dos quais 70 serão destinados ao home care, 40 aos cuidados paliativos, 30 à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 20 à Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 36 leitos cirúrgicos.
Cronograma de Implementação
Conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria, os atendimentos nas áreas de nefrologia, oncologia, ambulatórios e cirurgias serão mantidos entre maio e julho de 2026. A partir de agosto deste ano até novembro, está prevista a implementação dos serviços do hospital-dia e a ampliação do atendimento paliativo. Já entre dezembro de 2023 e março de 2027, a proposta inclui a criação da central de diagnósticos, o SVO e a ampliação do home care.
Avaliação Positiva da Proposta
O promotor de Justiça Milton Mattos, que atua na defesa da saúde, elogiou a proposta do governo de Mato Grosso, destacando que a solução técnica poderá trazer economia de recursos e preservar o patrimônio histórico da Santa Casa. “A solução apresentada, eu reputo ela muito interessante. Esse novo perfil que vai ser dado ao Hospital Santa Casa vai resolver diversos problemas que acompanhamos, especialmente em relação ao home care. É uma solução inteligente, pois o custo para manter a Santa Casa será parcialmente absorvido pelo serviço que o estado já financia”, afirmou.
Desde 2019, o imóvel da Santa Casa está sob requisição administrativa do Estado, após a administração anterior da Prefeitura de Cuiabá ter fechado a unidade, que era filantrópica. O Estado reabriu e modernizou a unidade, que está funcionando desde então.
