Importância da Vacinação em Dia
No Mato Grosso, a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos é uma prioridade. As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis ao longo do ano nas Unidades Básicas de Saúde, garantindo acesso a todos.
Dentre as vacinas essenciais, a tríplice viral, que protege contra sarampo, é uma das mais destacadas. Somente em 2025, a Região Centro-Oeste do Brasil registrou sete casos da doença, sendo seis no Mato Grosso e um no Distrito Federal. Esses registros foram considerados importados ou relacionados à importação, o que ressalta a importância da vacinação abrangente.
Para aumentar as coberturas vacinais, os gestores de saúde estão realizando campanhas educativas e mobilizando as equipes municipais. No início de 2026, o Ministério da Saúde lançou um alerta adicional por meio do aplicativo Meu SUS Digital, que envia mensagens aos pais destacando a relevância de manter a vacinação em dia.
A enfermeira Renata Teles de Godoy, referência técnica de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, faz um apelo aos pais e responsáveis: “Busquem uma Unidade Básica de Saúde ou sala de vacinação mais próxima. Atualizar a caderneta de vacinação do seu filho é um ato de amor e zelo pela saúde dele.”
Vacinas Disponíveis e suas Importâncias
De acordo com Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, vacinar é uma das principais estratégias para prevenir doenças e proteger a população. Ele afirma: “O Sistema Único de Saúde (SUS) está presente em todos os municípios do país, levando vacinas seguras até a população. Temos ampla experiência no uso dessas vacinas, que ajudaram a erradicar doenças como rubéola, sarampo e paralisia infantil.”
Além da vacina contra o sarampo, o calendário de vacinação inclui imunizações contra tuberculose, hepatites A e B, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, meningites, pneumonia, rotavírus, febre amarela, influenza, Covid-19 e HPV.
Em relação ao HPV, o Ministério da Saúde estendeu até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal para jovens de 15 a 19 anos que não foram vacinados na faixa etária recomendada, entre 9 e 14 anos. Essa imunização é fundamental para prevenir diversos tipos de câncer.
Os pais e responsáveis em Mato Grosso têm a responsabilidade de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas estão acessíveis nas Unidades Básicas de Saúde, e a colaboração de todos é essencial para a proteção da saúde da população.
