Diretora Nomeada e Avanços na Implantação
O prefeito Miguel Vaz esteve presente, na quarta-feira (4), em uma visita técnica às obras do Centro de Vivências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Durante esse encontro, ele teve a oportunidade de se reunir com o ministro da Educação, Camilo Santana, que confirmou a nomeação de Sonia Vivian de Jezus como diretora-geral do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde. A instituição está em fase de instalação e deve entrar em funcionamento em breve.
Sonia, que é professora da universidade há 17 anos e possui mestrado em Educação, além de doutorado em Saúde Coletiva, foi escolhida para liderar o novo campus que, segundo o ministro, é um passo significativo para a localidade.
No encontro, o prefeito Vaz expressou sua gratidão ao ministro pelo empenho na implantação da UFMT e aproveitou a oportunidade para entregar um convite oficial para o Show Safra Mato Grosso, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de março. Também participaram da reunião outros representantes, como o presidente da Câmara de Vereadores, Airton Callai, e a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel.
Um Marco para a Educação Local
Para Miguel Vaz, a chegada da universidade representa um novo marco para Lucas do Rio Verde. Ele enfatizou: “Esse é um momento muito esperado pela nossa população. A UFMT em Lucas do Rio Verde significa garantir mais acesso ao ensino superior, mais desenvolvimento e mais futuro para nossos jovens. É uma vitória de toda a cidade”.
O ministro Camilo Santana, ao lado da reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, reafirmou que os trâmites administrativos estão progredindo e que a concretização do campus está mais próxima. “Eu quero mandar um abraço à população de Lucas do Rio Verde e ao meu querido Ministro Fávaro, que lutou muito por essa universidade. Estamos avançando bem. Já temos diretora nomeada e autorizamos os cargos de nomeação, assim como as vagas e os concursos para professores e técnicos. Em breve, se Deus quiser, começaremos a operação. Não tenho dúvidas de que isso mudará o destino de Lucas do Rio Verde”, destacou o ministro.
Funcionamento Inicial em Estrutura Provisória
Inicialmente, o campus da UFMT funcionará em uma escola do município, até que o prédio próprio da universidade seja construído com o suporte da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Essa ação é um reflexo do compromisso do governo local e federal em promover a educação superior na região, além de ser um indicativo do potencial de crescimento educacional e social que essa nova instituição trará ao município.
