Campanha para Combater a Hanseníase
O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), ligado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), está promovendo, entre os dias 26 e 30 de janeiro, uma campanha focada no combate à hanseníase. O objetivo é oferecer atendimento especializado, qualificado e humanizado a pacientes que sofrem com dor crônica.
A ação conta com a colaboração das Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, da Associação Mato-Grossense de Fibromiálgicos “Daniel Lenz” (Afibromt-DL), do MT Hemocentro e do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac). A iniciativa se insere nas ações do Janeiro Roxo, um mês dedicado à conscientização sobre os sintomas da hanseníase e à luta contra o estigma e a discriminação vinculados a essa doença.
Essa campanha é direcionada a pacientes que lidam com dor crônica há mais de três meses e que estão inseridos na Rede de Atenção à Saúde de Cuiabá e Várzea Grande. São atendidos aqueles que apresentem suspeitas clínicas ou um diagnóstico já estabelecido de hanseníase ou fibromialgia. A expectativa é que cerca de 200 pacientes, que já foram triados pela associação de fibromialgia, sejam contemplados.
A diretora-geral do Cermac, Jocineide Rita dos Santos, explica que os usuários passarão por uma avaliação clínica realizada por um hansenólogo no Ambulatório de Dermatologia Sanitária. Essa avaliação será apoiada por uma equipe multiprofissional especializada, com o intuito de investigar, confirmar ou excluir o diagnóstico de hanseníase neural.
De acordo com Jocineide, a dor crônica representa um grande desafio aos serviços de saúde, especialmente quando associada a condições de diagnóstico complexo. “Condições como fibromialgia, neuropatias periféricas, doenças autoimunes e, em especial, a hanseníase neural podem apresentar sintomas parecidos, como dor neuropática, dormência e sensação de queimação, o que pode levar a erros diagnósticos e, consequentemente, atrasos no início do tratamento efetivo”, ressalta.
Uma Força-Tarefa para a Saúde
A força-tarefa da campanha “Sentir e Cuidar” é composta por uma equipe multidisciplinar, incluindo dois hansenólogos, dois enfermeiros e assistentes administrativos do Cermac. Além disso, a equipe conta com quatro médicos, seis enfermeiros e um fisioterapeuta da Prefeitura de Cuiabá, e um enfermeiro e um fisioterapeuta da Prefeitura de Várzea Grande.
Durante os atendimentos, os pacientes receberão consultas médicas especializadas focadas na hanseníase e na clínica de dor, além de teleconsultorias por meio do programa Saúde Digital Mato Grosso. Os especialistas do Cridac e do MT Hemocentro também estarão disponíveis para fornecer orientações e estratégias de tratamento. Exames laboratoriais serão realizados no MT Hemocentro para um diagnóstico mais preciso.
“Essa ação proporciona uma troca de conhecimentos entre as equipes médicas e multiprofissionais, levando a diagnósticos mais precisos, intervenções terapêuticas mais eficazes e uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas que lidam com dor crônica persistente”, concluiu a diretora do Cermac.
Após os atendimentos, os casos de hanseníase confirmados serão direcionados para o acompanhamento da Atenção Primária à Saúde dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, assegurando que os pacientes continuem seu tratamento com o suporte do Cermac, que é uma referência no Estado.
