Expansão do Programa Gás do Povo
O Gás do Povo inicia sua segunda fase na próxima segunda-feira (26), ampliando o alcance do programa para 950 mil famílias que poderão receber recargas gratuitas de botijões de 13 kg em mais de 10 mil revendedores autorizados em todo o Brasil. Esta iniciativa tem como objetivo substituir o Auxílio Gás e pretende concluir a migração até março, beneficiando um total de 15 milhões de pessoas em todos os 5.571 municípios do país.
No novo formato, ao invés de repassar um valor monetário para a compra do gás de cozinha, o programa distribuirá vales que permitirão a recarga gratuita do botijão nas revendas credenciadas. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 17 capitais que não foram atendidas na primeira fase, realizada em novembro de 2023, agora também estão contempladas. Entre as cidades incluídas estão Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
Critérios de Elegibilidade
Para participar do Gás do Povo, é necessário que a família esteja cadastrada no programa Bolsa Família, com pelo menos duas pessoas e tenha uma renda per capita que não ultrapasse meio salário mínimo. Além disso, é fundamental que o Cadastro Único (CadÚnico) esteja atualizado nos últimos 24 meses. O CPF do responsável familiar deve estar regular e não pode haver pendências, como averiguações cadastrais ou indícios de óbito.
Aplicativo para Acesso ao Programa
O aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” permitirá que as famílias verifiquem sua elegibilidade, consultem a situação do vale e localizem revendas credenciadas. O aplicativo também fornece informações sobre telefone e endereço dos pontos de venda, facilitando a comunicação caso haja dúvidas. Para aqueles que não têm acesso à internet, alternativas como o cartão do Programa Bolsa Família, que possui chip, ou o uso da maquininha de cartão, a “Azulzinha”, estão disponíveis. Nessa alternativa, o responsável deverá informar o CPF na revenda e receber um código via SMS para a retirada do botijão.
Primeira Fase do Programa
A primeira fase do Gás do Povo foi realizada em novembro de 2023, quando um milhão de famílias em dez capitais brasileiras receberam o benefício. As cidades atendidas foram Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Teresina (PI). Ao longo do ano, famílias com quatro ou mais pessoas poderão receber até seis botijões, enquanto aquelas com apenas duas pessoas terão direito a até três botijões.
Funcionamento da Recarga
Os beneficiários poderão realizar a recarga gratuita dos botijões nas revendas credenciadas. A autorização para retirada do gás será feita por meio do aplicativo, do cartão do programa, de um QR Code ou do cartão do Bolsa Família, com validação eletrônica no momento da retirada. Após a autorização, o usuário deve apenas apresentar o vale na revendedora, sem custos adicionais.
Cadastro e Recebimento do Benefício
Para ter acesso ao benefício, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico, que é o cadastro destinado às famílias de baixa renda mantido pelo governo federal. O registro pode ser feito pessoalmente em um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou em outro posto de atendimento do município, sendo um processo totalmente gratuito. As famílias que já recebem o Auxílio Gás terão uma migração automática para o novo programa a partir de fevereiro.
Canais de Atendimento
Os beneficiários que desejam consultar sua elegibilidade para o vale recarga do Gás do Povo podem utilizar diversos canais, tais como o aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” do Governo Federal, a consulta do CPF do responsável familiar na página oficial do Gás do Povo do MDS, o Portal Cidadão da Caixa e o Atendimento Caixa Cidadão pelo telefone 0800 726 0207. Além disso, dúvidas podem ser esclarecidas através do Disque Social 121, canal FalaBR do Governo Federal e pelo SAC Caixa, telefone 0800 726 0101.
