Cuidado Redobrado com Animais Peçonhentos
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu um alerta à população sobre a preocupação crescente em relação aos acidentes provocados por animais peçonhentos. Em 2025, o estado registrou impressionantes três mil 860 ocorrências desse tipo, um número que requer atenção especial de todos os cidadãos.
Entre as ocorrências, os escorpiões se destacaram, contabilizando mil 930 registros, o que representa cerca de 50% do total. As serpentes vêm em seguida, com mil e 66 ocorrências, totalizando 27,6% dos acidentes. Aranhas, com 299 registros, e outros animais peçonhentos, somando 298 casos, também foram reportados. As abelhas foram responsáveis por 217 acidentes, evidenciando a diversidade de riscos enfrentados pela população.
A análise dos dados revela que a maioria das vítimas é do sexo masculino, com 57% dos casos. Além disso, mais da metade dos acidentes ocorreu em áreas urbanas, respondendo por 54% das notificações. Infelizmente, o ano passado também trouxe a triste notícia de 10 mortes relacionadas a esses acidentes, sendo nove delas causadas por picadas de serpentes e uma por abelhas. Outros dois óbitos permanecem sob investigação.
Alessandra Moraes, superintendente de Vigilância em Saúde, ressaltou que, no último ano, a Secretaria de Saúde investiu na capacitação das equipes em 53 municípios do estado, visando aprimorar a prevenção e o atendimento em casos de picadas. “O treinamento é fundamental para garantirmos uma resposta rápida e eficaz para a população”, afirmou.
Para ajudar a evitar esses acidentes, a SES-MT recomenda que a população adote algumas práticas simples, mas eficazes, de prevenção. Manter quintais e jardins limpos, sacudir roupas e calçados antes de usá-los, vedar frestas, ralos e buracos em casa, além de afastar camas e berços das paredes, são algumas das dicas oferecidas. O uso de telas de proteção em ralos e janelas também é uma medida importante para evitar a entrada desses animais em ambientes residenciais.
Essas orientações são essenciais, principalmente em um cenário em que os acidentes estão se tornando mais frequentes. Os cuidados podem fazer toda a diferença na vida de quem pode ser vítima de uma picada. O alerta é um lembrete da importância da conscientização e da prevenção, que podem salvar vidas.
