Oportunidades em Residências na Saúde
A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), que faz parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), lançou um edital para um novo processo seletivo, disponibilizando 28 vagas para residências na área da saúde em quatro municípios: Cáceres, Cuiabá, Sorriso e Várzea Grande. Os cursos oferecidos são de pós-graduação lato sensu, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, com bolsas no valor bruto de R$ 4.106,09.
Os interessados poderão se especializar em áreas como Oncologia, em Cáceres; Saúde da Família, disponível tanto em Cáceres quanto em Várzea Grande; Atenção Psicossocial, em Cuiabá; Saúde Integral da Mulher, também em Cuiabá; e Enfermagem Obstétrica, em Sorriso.
As inscrições são gratuitas e têm início na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, se estendendo até o dia 1 de fevereiro. Para participar, os candidatos devem acessar o site oficial da Escola de Saúde Pública.
A superintendente da ESP-MT, Silvia Tomaz, ressaltou a importância dessas residências para a formação dos profissionais de saúde. “Essas vagas abrangem áreas estratégicas e diferentes localidades, alinhando a formação à realidade dos serviços de saúde. A residência proporciona um aprendizado intenso, com foco na prática e na troca de experiências. Investir nesses programas é investir na saúde pública, o que resulta em uma melhor assistência e na qualificação dos nossos serviços de saúde no estado”, declarou.
Duração e Estrutura do Programa
A residência terá uma duração total de 24 meses, durante os quais os residentes cumprirão uma carga horária de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais. Deste total, 1.152 horas (20%) são destinadas a atividades teóricas, enquanto 4.608 horas (80%) serão dedicadas a atividades práticas. Além disso, cada residente terá direito a trinta dias de férias por ano.
Os cursos estão programados para iniciar no dia 2 de março. Uma avaliação será realizada no dia 8 de fevereiro, composta por 40 questões objetivas de múltipla escolha. Destes, 30 perguntas abordarão Conhecimentos Gerais do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Legislação do SUS, enquanto as 10 questões restantes serão voltadas para Conhecimentos Específicos relacionados à área de formação do candidato.
