Oficinas Gratuitas de Música Tradicional em Cuiabá
Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas do projeto Escola de Música Cuiabana. A iniciativa oferece formação teórica e prática em instrumentos tradicionais do cururu e do siriri, como a viola de cocho, o mocho e o ganzá. Contando com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio de emenda parlamentar, as inscrições seguem até a próxima terça-feira, dia 27 de janeiro.
Destinadas a pessoas a partir dos 12 anos, as aulas não se restringem apenas à prática musical; incluem também orientações sobre a manutenção dos instrumentos, que são confeccionados artesanalmente. Os participantes poderão utilizar os instrumentos disponibilizados pelo próprio projeto durante as aulas.
As atividades ocorrerão na sede do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), localizada anexa à Paróquia Sagrada Família, no bairro Carumbé, em Cuiabá. Mais especificamente, a oficina de mocho e ganzá será às sextas-feiras durante a noite, enquanto as aulas de viola de cocho acontecerão aos sábados, pela manhã.
Retorno do Projeto em sua 2ª Edição
A Escola de Música Cuiabana está retornando em sua 2ª edição, após uma pausa em 2025. A idealizadora do projeto, a musicista, compositora e musicoterapeuta Josi Crispim, afirma que as oficinas visam não apenas ensinar a tocar instrumentos tradicionais, mas também resgatar e valorizar a cultura local. “É importante que os jovens tenham acesso a essas tradições e possam preservá-las”, ressalta Josi.
Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 27 de janeiro, acessando um formulário online específico para cada instrumento. Veja abaixo como se inscrever:
- Viola de cocho: inscrição aqui
- Mocho e ganzá: inscrição aqui
Para validar a inscrição, é imprescindível que o participante compareça à aula inaugural, agendada para terça-feira, dia 27, às 19h, no mesmo local das oficinas. Durante esse encontro, serão fornecidas informações detalhadas sobre o projeto, o conteúdo pedagógico, a aplicação prática das aulas, além das regras de participação e o cronograma das atividades.
