Iniciativa Focada na Saúde dos Servidores
Lançado em abril de 2025, o Programa Saúde e Bem-Estar, idealizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), já registrou impressionantes 21.221 atendimentos a servidores do Poder Executivo estadual em apenas oito meses de operação. A proposta visa oferecer um suporte especializado em diversas áreas da saúde, incluindo psicologia, orientação nutricional, endocrinologia, psiquiatria, além de ortopedia e traumatologia.
O programa estabelece um modelo de atenção integral à saúde, com ênfase na prevenção e controle do sobrepeso, obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão. Para isso, ações estruturadas e contínuas são implementadas, visando melhorar a qualidade de vida dos servidores.
Dentre as atividades realizadas, destacam-se avaliações da composição corporal, identificação de fatores de risco e intervenções multidisciplinares fundamentadas em evidências científicas. O monitoramento constante dos indicadores de saúde ocupacional também é uma prioridade, com todo o atendimento sendo realizado pelas equipes setoriais de Saúde e Segurança do Trabalho dos órgãos estaduais.
Resultados Relevantes e Aferições de Saúde
Em 2025, o programa contabilizou ainda 12.645 aferições de saúde em 40 órgãos estaduais localizados em Cuiabá. Entre eles, estão a Seplag, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Casa Civil.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, enfatizou que a proposta reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso em promover a saúde e a qualidade de vida dos servidores públicos. “Cuidar do bem-estar dos nossos servidores é um compromisso da nossa gestão, que prioriza e incentiva a qualidade de vida, sempre com foco na saúde”, declarou Bezerra. Ele também destacou que os dados refletem o investimento contínuo em políticas que valorizam o servidor público.
Promoção de Ambientes de Trabalho Saudáveis
A secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, ressaltou que os protocolos do programa foram elaborados com o objetivo de criar ambientes de trabalho que valorizem tanto a saúde física quanto a mental dos servidores. “O programa Saúde e Bem-Estar promove a qualidade de vida com ações preventivas e incentiva hábitos saudáveis, fortalecendo locais de trabalho mais humanos e produtivos”, afirmou.
Flávio Jabra, coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, também comentou sobre os resultados do programa, que superaram as expectativas iniciais. “Os números mostram o avanço e a ampliação das ações de saúde do servidor. Conseguimos atender servidores de todas as regiões de Mato Grosso”, celebrou Jabra, destacando a importância do programa para a saúde dos trabalhadores estaduais.
Os serviços do Programa Saúde e Bem-Estar podem ser agendados através do Portal do Servidor, na seção dedicada aos Serviços de Saúde, facilitando o acesso dos servidores a esses importantes atendimentos.
