Novos Reforços para a Temporada de 2026
O Operário VG está se preparando para a temporada 2026 do Campeonato Mato-grossense e já anunciou uma série de reforços que prometem fortalecer a equipe. Entre os novos contratados está o goleiro Valcir Castanha, de apenas 23 anos. Com 1,89m de altura, Valcir teve sua formação nas categorias de base do Athletico Paranaense e do Paraná Clube, além de acumular experiências em clubes como São Joseense, Abecate, Ovidorense e Andraus. Em 2025, ele defendeu as cores do Andraus e do Boa Esporte, onde também conquistou o título da 2ª divisão do Campeonato Paranaense.
O setor defensivo do Operário VG também conta com a chegada do lateral-direito Mastherson, que também tem 23 anos. O jovem atleta traz consigo a experiência de ter conquistado os campeonatos Mineiro da 2ª Divisão e Paulista da Série A4, além de passagens por Nacional Atlético de Muriaé, Aimorés, Mamoré, Uberaba, União Barbarense e Caldense.
Fortalecendo o Meio-Campo
No setor de meio-campo, o Operário VG anunciou a contratação dos volantes Neném e Sidney Neto, ambos de 22 anos. Neném, que se destacou nas categorias de base do Confiança e Itabaiana, já atuou profissionalmente em times como Itabaiana e Valeriodoce-MG, onde foi campeão do Campeonato Sergipano.
Sidney Neto, por sua vez, foi formado na base Sub-20 da Cabofriense e passou pelo Campo Grande-RJ e pelo Boa Esporte, onde conquistou o título carioca da 4ª Divisão em 2025. Ele já teve a oportunidade de jogar pelo Operário no Campeonato Mato-grossense deste ano.
Reforços no Ataque
O ataque do Operário VG também ganhou um reforço significativo com a chegada do atacante Alisson Farias, que tem 23 anos. Alisson já mostrou suas credenciais ao marcar o gol da vitória no amistoso contra o Mixto, realizado na última terça-feira. Com uma trajetória nas categorias de base do futebol do Rio Grande do Norte e do Retrô-PE, ele atuou pelo Sousa-PB e pelo Boa Esporte em 2025, onde anotou cinco gols na temporada e ainda conquistou o título do Campeonato Potiguar.
Além dos novos jogadores, o Operário VG decidiu manter algumas peças-chaves de sua equipe. O lateral-direito Mateus Castanha, que está no clube desde 2024, será mantido para a disputa do Campeonato Mato-grossense. Com 25 anos, Mateus já conquistou a Copa FMF e é um jogador importante para o elenco. Além dele, o retorno do volante Pepê e a permanência do zagueiro Matheus Carioca também foram confirmados.
Expectativas para a Temporada
A comissão técnica do Operário VG é liderada pelo treinador Paulo Schardong, responsável por levar a equipe ao acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro de forma invicta. O técnico terá a missão de preparar os jogadores para a estreia no Campeonato Mato-grossense, marcada para os dias 10 ou 11 de janeiro, contra o Várzea Grande, no estádio Dito Souza.
O Operário VG tem um objetivo claro: encerrar um longo tabu que já dura desde 2002, quando conquistou seu último título estadual. Nos últimos anos, o clube enfrentou a ascensão do rival Cuiabá, que agora possui uma taça a mais em seu currículo. A última final disputada pelo Operário foi em 2021, que terminou com uma derrota para o Dourado. Assim, a expectativa é alta para que a equipe possa voltar a brilhar nos gramados do futebol mato-grossense.
