Intervenções Estratégicas na Bacia da Prainha
Um dos projetos mais relevantes deste ano é o conjunto de obras na Bacia da Prainha, situada no coração de Cuiabá. Essa área abrange uma vasta geografia e um grande número de moradores, incluindo pontos históricos como o Centro. O planejamento abrange a implantação e a modernização das redes de coleta de esgoto e drenagem de águas pluviais, com o objetivo principal de mitigar alagamentos, especialmente na região central da cidade.
Até o momento, foram instalados cerca de 3 mil metros lineares de manilhas apenas nas obras de drenagem, abrangendo diferentes bairros da Bacia da Prainha. Durante a realização dos serviços, a Águas Cuiabá, concessionária responsável, removeu aproximadamente 150 toneladas de resíduos das caixas de drenagem, também conhecidas como bocas de lobo, que foram previamente mapeadas e inspecionadas em toda a extensão do projeto.
Conforme informações da concessionária, as atividades de limpeza e manutenção continuarão no primeiro trimestre de 2026, até que as obras estejam totalmente concluídas.
Foco em Qualidade e Inovação
A empresa enfatiza que o cronograma das intervenções foi elaborado para garantir eficiência e qualidade, mesmo considerando os impactos temporários para os moradores da região. “A Bacia da Prainha é um projeto desafiador, especialmente por estar em uma área central e histórica, com mais de 300 anos. Temos nos empenhado para concluir esse projeto e agradecemos à população pela confiança depositada em nosso trabalho”, declara Elson Yamamoto, gerente de obras da Águas Cuiabá.
Para potencializar as frentes de trabalho, a concessionária também apostou em inovação. Robôs de inspeção foram introduzidos nas redes subterrâneas de drenagem, permitindo uma análise interna mais detalhada das estruturas. Essa tecnologia é crucial para identificar obstruções, desgastes e pontos críticos nas redes de drenagem.
De acordo com a empresa, a tecnologia implementada não apenas facilita a execução de reparos mais rápidos, mas também contribui para um planejamento contínuo de melhorias no sistema de drenagem.
Compromisso com a População
A concessão plena dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense foi iniciada em 2012 e tem um prazo de validade de 38 anos. A Águas Cuiabá assumiu a responsabilidade em 2017 e atualmente atende aproximadamente 605 mil pessoas, com a missão de universalizar o acesso a água potável de qualidade, bem como ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.
Integrante do Grupo Iguá, que opera em 39 municípios brasileiros e atinge cerca de 7,1 milhões de pessoas, a concessionária tem como objetivo se estabelecer como a melhor empresa de saneamento do Brasil.
