Neurocirurgias em Barbacena
O Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA) deu um passo significativo na saúde pública da região, que abrange 50 municípios, ao anunciar, na última segunda-feira (22/12), o início das neurocirurgias de alta complexidade, tanto eletivas quanto de urgência. Esta última modalidade atenderá, em especial, pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica após sofrerem um AVC hemorrágico. O HRB já se destacava como referência em cirurgias de urgência relacionadas a neurotraumas, frequentemente decorrentes de acidentes graves.
Além do novo serviço, o hospital lançou um projeto para obter a Acreditação Hospitalar da unidade, almejando o nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa certificação representa um importante incentivo para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.
Investimentos em Equipamentos e Estrutura
Para garantir a excelência nos atendimentos, mais de R$ 10 milhões serão investidos em novos equipamentos e em obras de infraestrutura. A busca pela certificação plena visa colocar o HRB em um patamar comparável a instituições renomadas do Brasil, como o Instituto do Coração (InCor) em São Paulo.
“Esse é o resultado de um esforço conjunto, que reuniu gestores e servidores tanto do município quanto do Estado, para reorganizar os fluxos de trabalho, além de equipar e formar equipes aqui no HRB. Barbacena está se tornando um polo na saúde pública, e isso faz toda a diferença”, destacou Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde.
Compromisso com a Saúde Pública
A visão do secretário foi reforçada por Renata Dias, presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), que comentou sobre a colaboração entre as equipes. Ela enfatizou que se tratava de um “grande time que se comprometeu a buscar as melhorias necessárias para a oferta das neurocirurgias, assim como para cada desafio que aparece”.
Marcelo Aro, secretário de Estado de Governo, também ressaltou a importância do papel do agente público na transformação da vida das pessoas. “A vocação é o que te faz viver, é a doação do seu talento para o bem do próximo. O que realmente faz diferença aqui é o carinho e o cuidado na assistência, que tornam essas entregas tão especiais”, avaliou.
