Investimento Estratégico do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) autorizou a subscrição de R$ 2 bilhões em debêntures para apoiar a Rumo na finalização da primeira fase da Ferrovia Estadual de Mato Grosso (FMT). Este trecho, que se estende por 162 quilômetros entre Rondonópolis e o terminal na BR-070, em Dom Aquino, é crucial para melhorar o escoamento de cargas, especialmente do agronegócio. A informação foi divulgada pelo BNDES na última terça-feira.
A conclusão desta fase das obras está prevista para o segundo semestre de 2026. Além disso, o projeto total da FMT abrange a construção de aproximadamente 743 km, divididos em cinco etapas, com o intuito de conectar os municípios de Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, incluindo ainda um ramal que levará até Cuiabá.
Ferrovia e Desenvolvimento Do Agronegócio
Segundo nota oficial do BNDES, ‘A FMT é uma das iniciativas mais relevantes na expansão da infraestrutura de transportes e visa o desenvolvimento da região mato-grossense, além de aprimorar a malha ferroviária para captar uma parte significativa do transporte de grãos, especialmente soja e milho, de uma das maiores regiões produtoras do Brasil’.
A ferrovia não só contribuirá para o aumento da capacidade de escoamento da produção agroindustrial no estado, como também promoverá uma integração mais eficiente entre os modos rodoviário e ferroviário de transporte. Um novo terminal será construído próximo à BR-070, desempenhando um papel crucial na logística. Esse terminal funcionará como um ponto central para o transporte de cargas, facilitando a transferência entre caminhões e trens.
Com capacidade para escoar até 10 milhões de toneladas de grãos anualmente, essa infraestrutura promete revolucionar o fluxo de produtos no setor agropecuário da região, atendendo à crescente demanda do mercado e reduzindo os custos logísticos.
