Seminário Municipal Revela Práticas Inovadoras na Alfabetização
No último seminário promovido pelo Programa Alfabetiza MT, os professores da rede pública municipal de Cuiabá mostraram suas abordagens inovadoras para o ensino da alfabetização. O evento, que reuniu cerca de 400 educadores em dois turnos, manhã e tarde, ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, criando um espaço valioso para a troca de experiências e práticas pedagógicas.
A EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Ana Teresa Arcos Krause, reconhecida pela excelência em ensino, apresentou métodos desenvolvidos pelas professores Maria Eugênia Silva de Moura Lins, Lucinete de Campos Vieira e Yasmin Kris Souza Silva. A estratégia consiste em sequências didáticas curtas que enfatizam gêneros textuais de uso social, como bilhetes e convites, combinadas com leituras diárias. Além disso, foram destacados projetos sociais que incluem um mural de notícias da turma, um livro coletivo e a implementação de um correio escolar, todos voltados para engajar os alunos e fomentar a escrita.
Em outra apresentação, a Escola Senador Gastão de Matos Müller revelou o sucesso do projeto “Soletrando 2025”. Essa iniciativa utiliza uma abordagem lúdica de soletração para estimular a reflexão dos alunos sobre a estrutura das palavras, promovendo melhorias na leitura e na escrita. O projeto também se concentra em habilidades como autoconfiança e atenção, fundamentais para o aprendizado eficaz. As atividades lúdicas e sistematizadas têm sido um recurso valioso para desenvolver a consciência fonológica e ortográfica dos estudantes.
Outro destaque foi a “maleta da leitura” apresentada pela equipe da Escola Municipal Liberdade, situada no bairro Osmar Cabral. Essa iniciativa consiste em pastas recheadas com histórias ilustradas, elaboradas manualmente para incentivar a alfabetização. Os professores atuam como “padrinhos da alfabetização”, oferecendo suporte contínuo e acompanhamento semanal no processo de aprendizado das crianças, o que tem mostrado resultados positivos.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, enfatizou a relevância da colaboração entre o município e o governo do Estado na busca pela plena alfabetização. Segundo ele, essa parceria é essencial para alcançar as metas de alfabetização das crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental. “O Alfabetiza MT representa uma política pública educacional que surgiu da união entre a Prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado. Os professores de nossa rede são exemplos de colaboração e inovação, e somos extremamente gratos por seus esforços e dedicação”, declarou Fernandes, ressaltando a necessidade de inovação constante nas práticas pedagógicas.
