Ações Conjuntas no Combate à Violência de Gênero
O fortalecimento das iniciativas contra a violência doméstica e familiar em Cuiabá está em pauta, com a Rede de Enfrentamento se reunindo na última sexta-feira (17) na Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. O objetivo do encontro foi alinhar as estratégias que serão implementadas durante o Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem, em conjunto com os “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas”, que se iniciará no dia 20 de novembro e se estenderá até 10 de dezembro.
A juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, que coordena a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Cuiabá, destacou a colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde. Serão promovidas campanhas de conscientização para os homens que participarem das atividades do Novembro Azul. “Vamos abordar questões como machismo estrutural e estereótipos de gênero, visando combater a violência doméstica. Esse mês terá uma série de ações voltadas ao público masculino, e aproveitaremos para discutir a prevenção da violência contra as mulheres”, comentou a juíza.
Conscientização na Praça e Calendário de Eventos
Sobre os 21 Dias de Ativismo, Ana Graziela revelou que a Rede planejou realizar uma ação de conscientização em larga escala na Praça Alencastro, em colaboração com a Secretaria Municipal da Mulher. “Teremos uma tarde dedicada a divulgar as ações da Rede e abordar a questão da violência contra as mulheres”, antecipou.
Um calendário foi elaborado para organizar os eventos, garantindo que todos os integrantes da Rede possam participar de forma integrada. As datas específicas de cada evento serão divulgadas oportunamente. A juíza mencionou que, por parte do Poder Judiciário, durante os 21 Dias de Ativismo, ocorrerá a Semana da Justiça Pela Paz em Casa, além da premiação do concurso cultural “A escola ensina, a mulher agradece” e a tradicional Feira de Oportunidades voltada para as mulheres atendidas no Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV) do Fórum de Cuiabá. Também está previsto o Encontro Estadual das Redes de Enfrentamento.
Debate Sobre a Reformulação do Fluxograma da Rede
No encontro, foram discutidos diversos temas, como a reformulação do fluxograma da Rede, a aplicação da avaliação de violência psicológica para mulheres em situações de violência doméstica e o tratamento psicológico necessário para essas vítimas. Ana Graziela ressaltou a importância do engajamento de todos os órgãos envolvidos. “É notável o comprometimento e a determinação de todos para transformar o cenário alarmante da violência contra a mulher em nossa capital”, afirmou.
A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Cuiabá é composta por uma variedade de órgãos públicos e entidades da sociedade civil, incluindo o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de Cuiabá, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Perícia Oficial e Identificação. A colaboração entre esses órgãos é essencial para fortalecer o combate à violência de gênero na região.